Mostra traz peças que compõem acervo do Curso de Moda do Moura Lacerda

 

Uma parceria entre Shopping Santa Úrsula e Centro Universitário Moura Lacerda trará aos visitantes do centro de compras uma exposição de sete vestidos referenciais do século 20, assinados por estilistas renomados como Christian Dior, Madame Georgina, Rita Russo e – o de maior peso histórico para a moda brasileira – Dener Pamplona de Abreu. A mostra “Coleção Elza Junqueira Leite de Moraes”, promovida pela instituição de ensino, leva o nome da socialite de Orlândia falecida em 2001 e que colecionava as peças dos anos 1950 a 1990. A exibição, que acontecerá na loja 34 do Piso Térreo, será aberta no próximo sábado (12/11) e seguirá até janeiro. O horário de funcionamento é o mesmo do estabelecimento – das 10 às 22 horas. A entrada é gratuita.

Os objetivos da mostra são compartilhar com a sociedade a moda do século 20 e contribuir para a história do segmento na região de Ribeirão Preto. Os vestidos serão apresentados em manequins e estarão acompanhados por folders com textos explicativos e um breve histórico sobre a época que cada peça foi confeccionada. O conteúdo dos folhetos foi feito por Fabiana Mori, professora de História da Moda do centro universitário, e as fotos são de autoria do professor de Fotografia Publicitária Érico Andrade. Painéis com fotos da socialite utilizando os trajes e outros com a biografia dos estilistas também estarão expostos. Eles foram produzidos pela professora de Publicidade e Propaganda Raquel Lovatti com o auxílio de alunos.

Destaque nacional

As peças exclusivas do vestuário da socialite foram doadas para o acervo do Curso de Moda do Moura Lacerda por sua filha, Elza Leite de Moraes. Segundo a coordenadora da graduação, Leda Braga Ferraz, os itens são de fundamental importância para a história da moda. “Por meio deles também conseguimos reproduzir um retrato da sociedade da região naquela época”, diz. Entre os destaques está a peça nacional desenhada por Dener Pamplona de Abreu. Trata-se de um modelo longo de festa decotado e acinturado com saia levemente franzida e capa bordada. “É um vestido feito em método de alta costura, diferente do pret-a-porter de Dior, por exemplo. Além disso, Dener é um dos estilistas brasileiros de maior renome e que conseguiu grande projeção na época”, ressalta Leda Braga.

Quem passar pela exposição também poderá conferir o vestido com mangas bufantes de Dior, confeccionado entre as décadas de 1950 a 1960, que ainda está com a etiqueta e possivelmente nunca foi usado. Outra curiosidade é a peça do ateliê Madame Giorgina, utilizada por Elza em 1965, durante sua primeira visita à Orlândia. A socialite nasceu em 1942 no município de Itarumã (GO) e estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, instituição ligada à USP (Universidade de São Paulo). Foi apresentada a sociedade após o casamento. Responsável por diversas ações e benfeitorias na região, foi eleita, por mais de 10 anos, como a mais bem vestida de um renomado baile da cidade.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo