A estrutura acolhe animais de pequeno, médio e grande portes e presta serviços que vão de atendimentos clínicos a cirurgias

Nucleo Hospitalar Veterinario Moura Lacerda (1)

A constante busca pela promoção da saúde animal, por meio da prevenção e tratamento de doenças, é o principal objetivo do Núcleo Hospitalar Veterinário do Centro Universitário Moura Lacerda, criado há mais de 15 anos. Localizado na Unidade II – Campus, em Ribeirão Preto (SP), o espaço se destaca pela interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Atendendo, em média, 30 animais por dia, o hospital presta serviços a pacientes do município e região com custo reduzido.

Leticia Cagno_diretora Nucleo Hospitalar Veterinario Moura Lacerda

O Hospital Veterinário funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nos fins de semana, há plantões no atendimento para animais que estão em processo de tratamento. “Nossas missões são atuar na comunidade, oferecendo um serviço de alta qualidade e respeito aos animais e proprietários, e promover o constante interesse pelos estudos dos nossos profissionais, alunos e aprimorandos, que são médicos veterinários já formados e em atividade de pós-graduação, também oferecida pelo Moura Lacerda. Eles participam de nossas discussões clínicas e são orientados, a fim de enriquecer seus conhecimentos e colaborar para a saúde e bem-estar animal”, afirma a médica veterinária Letícia Cagno, que está na direção do Núcleo há 13 anos.

Para ampliar ainda mais os serviços prestados à comunidade, o Hospital Veterinário criou o “Dia do Carroceiro”. “A ação oferece à população consultas gratuitas e visa ao atendimento médico-hospitalar de equinos e o fornecimento de orientações higiênico-sanitárias, epidemiológicas e nutricionais aos proprietários”, explica Letícia.

Nucleo Hospitalar Veterinario Moura Lacerda (2)

Estrutura

A estrutura possui mais de 3.000 metros quadrados, com consultórios, alas de internação, centros cirúrgicos para animais de pequeno, médio e grande portes, além de um setor para exames de diagnóstico por imagem e laboratoriais. Faz atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Cirurgias e especialidades, como Oftalmologia, Ortopedia, Dermatologia e Cardiologia. Também oferece sala de recuperação, estábulo, canil e espaços para convívio.

Nucleo Hospitalar Veterinario Moura Lacerda (3)

O quadro de funcionários é formado por profissionais especializados e aprimorandos. O Hospital Veterinário conta, ainda, com a presença de professores (mestres e doutores) da instituição, que agregam valor e conhecimento às discussões de casos, diagnósticos e tratamentos. Os estudantes do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário também têm a oportunidade de estagiar no local e acompanhar a rotina.

Aprendizagem prática

Os alunos do Curso de Medicina Veterinária do Moura Lacerda encontram na Unidade II – Campus a vantagem de aprender teoria e prática em um só lugar. O Núcleo Hospitalar Veterinário é utilizado pela graduação para que os estudantes lidem com a rotina de atendimentos clínicos e cirúrgicos e atuem no dia a dia da entidade. “A estrutura e o contato com casos reais possibilitam a execução do trabalho e fazem com que o estudante perceba os desafios que irá enfrentar na vida profissional. As atividades desenvolvidas ajudam a estreitar a relação do aluno, futuro médico veterinário, com a comunidade”, afirma a diretora Letícia Cagno.

O Curso de Medicina Veterinária do Moura Lacerda está entre os cinco principais cursos do Estado de São Paulo, segundo o MEC (Ministério da Educação). Essa posição de destaque se deve, sobretudo, a um projeto pedagógico constantemente atualizado para corresponder às realidades e necessidades regionais, mas sempre com visão ampliada para as constantes novidades e demandas da área. Assim, o médico veterinário formado pela instituição poderá atuar em Clínica e Cirurgia Veterinária, Produção e Reprodução Animal, Medicina Veterinária Preventiva, Inspeção e Tecnologia de Produtos de origem animal.

Núcleo Hospitalar Veterinário do Moura Lacerda
Informações: (16) 2101-2164
Localização: Avenida Doutor Oscar de Moura Lacerda, 1.520 – Jardim Independência
CEP: 14076-510 – Ribeirão Preto – SP

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos:(16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.