O Vice-Consulado da Espanha para Ribeirão Preto (SP) e região e o Centro Universitário Moura Lacerda firmaram uma parceria para possibilitar a estudantes e professores acesso a serviços oferecidos pela entidade diplomática e troca de experiências e conhecimento. Como primeira ação deste novo cenário houve uma palestra do vice-cônsul honorário, Jacobo De Cal y Alonso, para graduandos dos cursos de Economia, Relações Internacionais, Administração e Tecnológicos, no dia 16 de maio, no Auditório “Ilka de Moura Lacerda”, na Unidade I/Sede. Referendaram o acordo a reitora Patrícia Andrade, o coordenador de Graduações e dos cursos de Economia e Relações Internacionais, Anderson Romanello, e o coordenador de Comunicação da instituição de ensino, Fernando Mello.

O representante do país ibérico fez um apanhado sobre política externa, explicou os efeitos da “bolha imobiliária” causada pela falência do Lehman Brothers, então o 4º maior banco de investimentos dos EUA, que mergulhou diversos países, inclusive a Espanha, na maior crise econômica deste início de século, e novos caminhos para a Europa em tempos de ultradireita nacionalista e cisma envolvendo a zona do Euro. “É parte de meu papel promover a aproximação com organizações referenciais para possibilitar relações culturais, empresariais e comerciais, celebrar convênios, oferecer os serviços do vice-consulado, enfim, firmar parcerias que possibilitem maior integração da cidade e dos municípios em seu entorno com meu país, hoje, uma das principais portas para o Velho Continente”, afirmou.

Alonso disse que há uma sinergia de interesses e ações entre Brasil e Espanha e que o país não pode perder as oportunidades de relacionamento em quaisquer níveis. “O Brasil é, entre tantos territórios pelo mundo, o que mais olha para fora de si em busca de negócios. Já é o terceiro do planeta com maior número de estudantes oficiais de língua espanhola, com 9 milhões de pessoas, atrás apenas de Estados Unidos, com 50 milhões, e China, por motivos óbvios. Só esta diferença mostra o grande espaço para crescimento que existe para o estudo formal da língua. Por sua vez, somos a quarta economia da Europa e estamos entre os que mais investem aqui no Brasil”, ressaltou o vice-cônsul.

Alunos apoiados

Patrícia Andrade salientou que o Centro Universitário Moura Lacerda sempre apoia alunos que desejam participar de programas e projetos governamentais ou privados fora do Brasil. “Este encontro com Jacobo Alonso foi salutar para iniciarmos tratativas para projetos que envolvam estudantes e professores. Temos, por exemplo, diversos docentes dos cursos de Moda e Arquitetura e Urbanismo em contato direto com instituições europeias, sem contar as várias ações envolvendo nosso PPGE-Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação)”, afirmou.

Romanello salientou que a parceria marca, positivamente, mais uma forma de ativação para o Moura Lacerda, agora, em outros cenários. “Estar mais próximo do Vice-Consulado tende a trazer benefícios mútuos. É de nosso interesse promover e ampliar esta nova forma de relacionamento, inclusive, referendando para a comunidade acadêmica conceitos como a internacionalização da escola e a importância cada vez maior da fluência na língua e conhecimento da cultura espanhola para uma carreira mais sólida”, disse.

Experiência enriquecedora

Para Gabriela Teixeira, de 26 anos, aluna do 7º período do Curso de Relações Internacionais, o encontro com Jacobo De Cal y Alonso “foi uma das melhores palestras que o Moura Lacerda já proporcionou”. “Esta experiência de estar mais perto de um país por meio de uma entidade referencial pode ser bastante enriquecedora para os alunos. Estou bastante curiosa sobre como isso pode e deve acontecer”, disse. Estagiária na empresa ribeirão-pretana Apis Flora, que beneficia e comercializa para o Brasil e o exterior medicamentos à base de mel, própolis e extratos de plantas, ela ressaltou a importância do curso em seu cotidiano profissional. “A grande ênfase em Economia nos faz perceber melhor a globalização e nos abre a cabeça para questões maiores”, completou.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo