Para tanto, há incentivo para implantação e ampliação da interação com a sociedade, integrando as comunidades interna e externa ao Centro Universitário, por meio de ações comunitárias e esportivas, de difusão cultural, científica, de prestação de serviços e de educação continuada.

Além da transmissão do conhecimento tecnológico e da inclusão dos alunos em atividades de pesquisa e extensão, o Centro Universitário Moura Lacerda preocupa-se com a formação de profissionais dotados de uma visão aberta e atenta aos problemas da comunidade, tornando-os capazes de contribuir para o desenvolvimento social da região.

Para tanto, há incentivo para implantação e ampliação da interação com a sociedade, integrando as comunidades interna e externa ao Centro Universitário, por meio de ações comunitárias e esportivas, de difusão cultural, científica, de prestação de serviços e de educação continuada.

Nesse sentido, podemos citar os seguintes projetos:

Projetos de relacionamento com escolas e empresas

Uma equipe do Centro Universitário Moura Lacerda visita Escolas Públicas e Particulares de Ribeirão Preto, além de empresas da região, realizando atividades que auxiliam a comunidade no desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional. Estas atividades são realizadas sob a forma de oficinas de empreendedores, feiras profissionais e dinâmicas, testes vocacionais, apresentações teatrais que contam com a participação de alunos e colaboradores das escolas e empresas, e mostram as várias possibilidades de atuação em cada profissão, as formas e possibilidades de ingresso em cursos superiores, além da identificação de oportunidades de mercado. O objetivo deste trabalho é conscientizar a comunidade sobre a importância do aperfeiçoamento profissional e a real possibilidade de aumento das perspectivas profissionais e pessoais de jovens e adultos.

Mutirão de castração de cães e gatos

Este projeto resulta de uma parceria entre o Centro Universitário Moura Lacerda, a Associação Vida Animal e a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto. Ele tem como objetivo a esterilização reprodutiva de cães e gatos, visando o controle populacional dessas espécies animais, diminuindo-se o número de animais abandonados nas ruas, reduzindo-se também o risco de transmissão de doenças à população. O Centro Universitário, através do Núcleo Hospitalar Veterinário do curso de Medicina Veterinária, disponibiliza toda a infra-estrutura e mão-de-obra, composta por professores e alunos do curso. A Secretaria da Saúde fornece o material e a Associação Vida Animal responsabiliza-se pela seleção e encaminhamento dos animais. São realizados, em média, 4 mutirões por semestre, com cerca de 50 animais atendidos por mutirão.

Projetos permanente de castração de cães e gatos

Este projeto resulta da parceria entre o Núcleo Hospitalar Veterinário do curso de Medicina Veterinária e a Associação Vida Animal. Ele tem os mesmos objetivos do Mutirão de Castração, porém, com uma dinâmica diferenciada; este projeto atende, permanentemente, através de agendamento, cães e gatos de proprietários carentes do município de Ribeirão Preto. O CUML fornece infra-estrutura, material e mão-de-obra, cabendo à AVA, a seleção e encaminhamento dos animais. Semanalmente são atendidos 5 animais, num total de 20 animais/mês.

Projeto carroceiro

Este projeto iniciou-se entre os docentes e alunos do curso de Medicina Veterinária, visando o atendimento médico-hospitalar de eqüinos utilizados para trabalho de tração (carroças) e orientações higiênico-sanitárias, epidemiológicas e nutricionais aos proprietários, tendo em vista que a maioria dos carroceiros são pessoas com oportunidades e recursos limitados. A dinâmica deste projeto constitui-se de um atendimento em agenda semanal permanente, além de mutirões em datas pré-fixadas e divulgadas à comunidade.

Um projeto maior está em fase de desenvolvimento, através de parceria com órgãos municipais, onde, além da saúde animal, outros aspectos como: assistência social, regulamentação de leis do trânsito, cuidados com o ambiente, etc., também serão trabalhados.

Projeto de Assistência aos Cooperados da Coonai – PACC

Tem como objetivo a difusão de tecnologia e inclusão social, através da assistência médico-veterinária gratuita, a pequenas propriedades rurais voltadas à produção leiteira, no município de Ribeirão Preto. Esta assistência objetiva a melhora (qualitativa e quantitativa) do sistema produtivo, para pequenos proprietários rurais sem recursos para custear os gastos veterinários, trazendo-lhe melhores condições de inserção de seus produtos no mercado agropecuário.

Há um convênio com a Cooperativa Nacional Agroindustrial (COONAI), a qual possui 548 cooperados, distribuídos em 46 cidades; destes, 75% são caracterizados como pequenos produtores. À COONAI compete a seleção das propriedades que participam do projeto. Atualmente, são quatro propriedades que participam do projeto, as quais recebem visitas semanais; desde o início do projeto, foram atendidos 342 casos, onde observou-se melhora gradual e efetiva na qualidade e quantidade da produção. Pelo CUML, participam 8 professores, médicos veterinários, zootecnistas e alunos do curso.

Projeto de atividades recreacionais

Os cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física, por meio do envolvimento de docentes e alunos, programam atividades recreacionais em diversas entidades com fins filantrópicos (creches, lares para idosos), em datas específicas (dia da criança, Natal, festas de fim-de-ano, festa junina, etc.).

Assessoria para desenvolvimento de campanhas publicitárias

O curso de Publicidade e Propaganda realiza o atendimento a entidades sem fins lucrativos (por exemplo, Lar do Vovô Albano, Grupar, Movimento do Bem, Núcleo Assistencial Sonho Real, Caeerp (Centro de Atividades Educacionais Especializadas de Ribeirão Preto), AVA (Associação Vida Animal), Apae-Serrana (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Amas (Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Adelino Simioni – Ribeirão Preto), etc.), desenvolvendo campanhas publicitárias que atendam à demanda dessas entidades.

Projetos moda para inclusão social

O curso de Moda, em parcerias com escolas públicas de ensino fundamental e médio, desenvolveu dois projetos de inclusão social:

  • Num primeiro projeto, docentes e alunos do curso de Moda prepararam uma coleção de roupas utilizando-se de materiais alternativos e prepararam alunas da 8ª série de uma escola estadual para o desfile; tal preparação inclui noções de maquiagem, postura, penteado, desfile em si, etc. O desfile ocorreu na esplanada do Teatro D. Pedro II;
  • Num segundo projeto, docentes e alunos do curso de Moda desenvolveram uniformes para 36 profissões; esses uniformes foram desfilados, também, por alunos de 8ª série de uma escola pública, que também foram preparados para tal, através de noções de higiene, postura, maquiagem, etc.

Projeto moda e a reciclagem

O curso de Moda, engajado no conceito de responsabilidade sócio-ambiental, desenvolveu uma coleção de roupas totalmente confeccionadas com materiais recicláveis, doados pela Coca-Cola; docentes e alunos do curso desenvolveram a coleção e funcionários da Coca-Cola desfilaram, num evento amplamente coberto pela mídia local.

Assistência judiciária

O Serviço de Assistência Judiciária do Centro Universitário Moura Lacerda tem por objetivo a prestação gratuita de serviços judiciais e extrajudiciais, em matéria cível, a hipossuficientes residentes e domiciliados no município de Ribeirão Preto, nos termos do convênio firmado com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo.

O Escritório de Assistência Judiciária, vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica, tem por escopo recepcionar as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Assistência Judiciária e propiciar aperfeiçoamento técnico-cultural e científico à comunidade acadêmica, treinamento prático do exercício da advocacia, aprimoramento das relações humanas e complementação do aprendizado aos acadêmicos do Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda.

As atividades são exclusivamente práticas, incluindo a redação de atos processuais e profissionais, as rotinas processuais, a assistência a atuação em audiências e sessões e visitas a órgãos judiciários.

Desde o final do 1º semestre de 2005, quando o Escritório de Assistência Judiciária iniciou suas atividades, já foram realizados mais de 1500 atendimentos dentre os quais quase 500 resultaram em Ações Judiciais.

Dessa forma, o Escritório de Assistência Judiciária, vinculado ao Curso de Direito, representa uma das mais importantes atividades de extensão à comunidade do Centro Universitário Moura Lacerda, pois auxilia significativamente na tutela dos menores de idade, contribui com a solução de conflitos existentes entre entes dos núcleos familiares, fazendo com que fique caracterizado a contribuição no tocante as Políticas Públicas de Proteção à Infância e à Juventude e de Assistência Social à população carente de Ribeirão Preto.

Trote solidário

Quando da admissão de ingressantes em nossos cursos superiores, o “trote” foi substituído pelo chamado “trote solidário”, onde alunos são orientados a organizar:

  • Campanhas para doação de sangue; o Hemocentro de Ribeirão Preto desloca funcionários e equipamento para nossas unidades de ensino (Sede e Campus), uma vez que o número de doadores, nessas ocasiões, é expressivo;
  • Campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis, os quais são doados a entidades carentes, cadastradas pela Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários;
  • Campanhas de arrecadação de agasalhos, os quais são doados a entidades carentes;
  • Campanhas de arrecadação de brinquedos, especialmente para doação em época de dia da criança e Natal, também, para entidades carentes;
  • Campanhas de arrecadação de livros, didáticos ou de literatura, os quais são doados a escolas públicas; neste ano de 2007, essa campanha, liderada por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, arrecadou milhares de livros.

Projetos sociais da unidade em Jaboticabal

Além do projeto descrito no item acima outros projetos estão sendo desenvolvidos na unidade, na área de educação física para a prefeitura municipal, fundo social de solidariedade, APAE e outros.

Núcleo de apoio psicopedagógico

Seu principal objetivo é a orientação de pais e filhos sobre problemas decorrentes dos distúrbios de aprendizagem. A orientação é feita por integrantes do curso de pós-graduação lato sensu em psicopedagogia, sob supervisão de professores com larga experiência na área e titulação acadêmica, integrantes também do programa de mestrado em educação. O curso de Psicopedagogia se encontra na 19ª turma consecutiva, tendo se iniciado em 1997 e o núcleo em 1998.

Nos registros do núcleo temos 996 crianças da comunidade cadastradas para atendimento clínico, muitas já tiveram alta, outras passaram por triagem, outras estão em atendimento ou aguardando chamada. Atualmente temos 24 crianças em atendimento e mais 62 passaram pela triagem e iniciarão o atendimento em breve. Em relação ao atendimento institucional já foram realizados estágios no colégio Moura Lacerda, nas escolas estaduais Miguel Jorge, Jesus Guilherme Giacomini, Núcleo da criança e do adolescente no Jardim Marchesi e atualmente na Casa da Criança Santo Antônio, Escola Estadual Cônego Barros e Dom Luiz do Amaral Mousinho.