A afinidade pela área de Exatas e o desejo de tornar seu trabalho presente na vida das pessoas levaram Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, atual presidente da Aeaarp (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto), a escolher Engenharia Civil como profissão. “A engenharia sempre foi uma das carreiras clássicas que permitem ao profissional uma visão de mundo diferenciada, de influenciar no futuro e na paisagem, criando alternativas com impacto direto na qualidade de vida”, diz.

Natural de Santos (SP), ele conta que, na época em que iniciou a graduação, em 1970, sua vontade era viver em uma cidade do interior. “Para conciliar as vidas social e acadêmica, desejava frequentar uma instituição que oferecesse uma formação de qualidade fora da capital, e o Centro Universitário Moura Lacerda reunia essas características”, ressalta. Alencastre graduou-se em 1975.

Além da boa formação, o profissional também procurou incrementar o currículo e, em 1976, voltou ao Moura Lacerda para especializar-se em Saneamento. Também cursou Gestão Ambiental pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), campus de São Carlos, em 2004. Junto aos estudos, moldou sua trajetória profissional, estagiando na Coplasa Engenharia e Consultoria em Saneamento Ltda. Os anos de experiências contam, ainda, com atuações na ECTA (Engenharia e Consultoria de Tratamento de Águas Ltda) e no DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Liderança profissional

Carlos Alencastre é um exemplo de ex-aluno do curso de Engenharia Civil que ocupa, atualmente, cargo de liderança em grandes empresas do segmento urbanístico e de infraestrutura de Ribeirão Preto e região. Participante assíduo de grupos profissionais e organizações sociais, como o Rotary e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, do qual também é secretário executivo, tornou-se presidente da Aeaarp em 2015. Segundo ele, para engenheiros, arquitetos e agrônomos, a associação tem grande relevância no relacionamento com os conselhos de classe e com a sociedade. “É um ambiente onde estabelecemos laços que podem ser revertidos em novos negócios, oportunidades e amizade”, diz.

Para Alencastre, o segredo para uma carreira de sucesso é nunca perder a capacidade de aprender e ter acesso ao conhecimento. “Dentro da engenharia observamos uma constante corrida tecnológica. É nossa obrigação estar atento e acompanhar todas as mudanças. É também a engenharia que proporciona soluções para os problemas da vida real, aquela que está fora das tabelas e cálculos. Temos de ter um pé na realidade e outro na técnica”, conclui.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.