PROSEBE – PROGRAMA SOCIAL DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL

Apresentação

O momento atual está sendo definido por desafios e incertezas no mundo todo, assim como pelas enormes oportunidades geradas pelas tecnologias, pelas comunicações globais e pelo crescente impulso de desenvolver empresas sólidas e sensíveis em termos sociais, econômicos e ambientais.

O processo de globalização exige o aperfeiçoamento constante das organizações que, por sua vez, na busca de diferenciais para sobreviver às mudanças, passaram a investir mais na educação continuada dos seus colaboradores. As empresas precisam cada vez mais de colaboradores qualificados para tornarem-se competitivas e prosperar.

Preocupada com este fenômeno, a Instituição Universitária Moura Lacerda, juntamente com entidades de classe e prefeituras da Região de Ribeirão Preto, se apresenta no papel de facilitadora para diversas aprendizagens, permitindo aos profissionais acesso ao desenvolvimento de habilidades e atitudes, além da construção de competências necessárias à formação, aperfeiçoamento e à atualização profissional, baseada na educação de qualidade, com uma visão proativa e inovadora, focada na resolução de problemas e antecipação de resultados, que venham contribuir para o crescimento das organizações e das pessoas.

Objetivos

O programa objetiva o desenvolvimento das empresas localizadas em Ribeirão Preto e Região, através da formação, capacitação e atualização profissional de seus colaboradores, tendo como consequência o fortalecimento econômico regional, gerando desenvolvimento e melhoria na renda e no trabalho.

Justificativa

Entendendo que o homem é o fator mais importante de uma organização na sociedade contemporânea, ele necessita ter determinadas qualidades, características, habilidades e competências, visando criar diferenciais e vantagens competitivas em relação aos outros.

Uma iniciativa da sociedade organizada, representada pelos setores da Educação, do Poder Público e do setor Produtivo, criarem em parceria, um programa de desenvolvimento econômico e social regional, através da formação, capacitação e atualização profissional dos recursos humanos das empresas, tanto públicas quanto privadas, como instrumento de alavancagem competitiva para o crescimento econômico regional.

Estrutura

O programa será coordenado pelo setor de bolsas sociais do Centro Universitário Moura Lacerda na sua Unidade I (Sede – Rua Padre Euclides, 995 – Ribeirão Preto/SP, e-mail: prosebe@mouralacerda.edu.br e Whatsapp: (16) 99203-1307.

Contará com o apoio das Prefeituras Municipais, Empresas Públicas, Privadas e Entidades de Classe da Região de Ribeirão Preto.

Organização

O programa será desenvolvido no decorrer do 2º semestre de 2022.

As bolsas inicialmente a serem oferecidas, são para cursos nas Unidades I (Sede) e II (Campus), nos períodos diurno e noturno do Centro Universitário, conforme relação abaixo discriminada:

Bolsas – 100% e 50%

Cursos – Graduação Bacharelado e Licenciatura

Unidade I – Administração D/N

                  Ciências Econômicas – N

                  Ciências Contábeis – N

                  Pedagogia – D/N

                  Relações Internacionais – N

Unidade II – Educação Física – D/N

                  Engenharia Civil – N

Cursos – Graduação Tecnológica

Unidade I – Tecnologia em Gestão Comercial – N

                  Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – N

                  Tecnologia em Logística – N

                  Tecnologia em Processos Gerenciais – N

                  Tecnologia em Gestão Financeira – N

                  Tecnologia em Serviços Jurídicos – N

                  Tecnologia em Produção de Vestuário – N

                  Tecnologia em Segurança do Trabalho – N

Serão oferecidas inicialmente o total de 460 bolsas entre integrais e parciais, a candidato que não tenha cursado ensino superior completo ou parcialmente, que serão preenchidas conforme seleção, após aprovação no processo seletivo 2º semestre de 2022.

Público Alvo

O Programa é voltado para todas as pessoas que pretendem melhorar sua qualificação profissional. Para sua melhor aplicação, necessita de parcerias com órgãos públicos e privados, possibilitando o acesso da população ao programa.

O Centro Universitário Moura Lacerda fará o oferecimento de bolsas nos seus cursos superiores, curso de reconhecida qualidade e tradição. Aos parceiros cabe a divulgação e o apoio institucional do programa.

As bolsas serão disponibilizadas para os candidatos ao Ensino Superior, que se enquadrem nos critérios socioeconômicos determinados e sejam aprovados no processo seletivo do Centro Universitário Moura Lacerda do 2º semestre de 2022.

Critérios socioeconômicos para acesso ao programa de bolsas

  • Bolsas 100%: O candidato para concorrer à bolsa integral, deverá comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa do grupo familiar.
  • Bolsas 50%: O candidato para concorrer à bolsa parcial, deverá comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos, por pessoa do grupo familiar.

Prazo de validade da bolsa : poderá ser utilizada durante o período equivalente a grade do curso informado no Cadastro e-MEC de Instituição e Cursos Superiores do Ministério da Educação, ao concluir o curso, a bolsa será encerrada.

Inadimplentes: o bolsista 50% que ficar inadimplente, não terá direito à rematrícula, observado o calendário escolar da instituição, o regimento escolar ou cláusula contratual.

Acúmulo de bolsas: é proibido expressamente acumular bolsa de estudo.

Transferência: é vedado o bolsista efetuar transferência de bolsa 50% para 100% e vice-versa.

Trancamento: o bolsista poderá solicitar o trancamento de matrícula, de acordo com as normas da instituição. Nesse caso a bolsa ficará suspensa e o período será considerado de efetiva utilização, ou seja, é descontado do seu prazo total de utilização.

Encerramento de bolsa: a bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos:

– Matrícula, a qualquer tempo, em instituição pública gratuita de ensino superior; ou, usufruto, simultâneo, em cursos ou instituições de ensino diferentes;

– Conclusão de curso no qual o bolsista está matriculado, ou qualquer outro curso superior, em qualquer instituição de ensino superior;

– Não aprovação em 100% do total das disciplinas cursadas em cada período letivo;

– Inidoneidade de documento apresentado à instituição ou falsidade de informação prestada pelo bolsista, a qualquer momento;

– Término do prazo máximo para conclusão do curso no qual o bolsista está matriculado;

– Houver solicitação de aproveitamento de disciplinas;

– Constatada mudança da condição socioeconômica do estudante;

– Quando o estudante deixar de apresentar documentação pendente na fase de comprovação de informações e em suas renovações;

– Acúmulo de bolsas;

 – Solicitação do bolsista;

– Decisão ou ordem judicial;

– Evasão,

– Falecimento do bolsista.

Renovação de bolsa: A bolsa do PROSEBE dever ser atualizada semestralmente no respectivo setor de bolsas sociais do Centro Universitário Moura Lacerda, com a devida assinatura do bolsista.

Parceria

O programa social de bolsas de estudo para o desenvolvimento econômico regional é voltado para todos que pretendam cursar um ensino superior de qualidade, objetivando melhorar sua qualificação profissional, conquistando a formação universitária. Para sua melhor aplicação é necessária parceria com órgãos públicos e privados, possibilitando o acesso da população ao programa.

O programa busca parcerias prioritariamente com Prefeituras, Câmaras Municipais, órgãos do Poder Público, entidades de classe Comerciais, Industriais e Empresariais, além de empresas do setor público e do setor produtivo.

Ribeirão Preto, 12 de maio de 2022.

Luiz Eduardo Lacerda dos Santos

Diretor Superintendente