O objetivo da atividade é o de levar os equipamentos produzidos pelos alunos no Núcleo de Práticas Pedagógicas da Instituição para entidades assistenciais de Ribeirão Preto

Tampinhas de garrafas plásticas, recortes de panos, pedaços de papelão e cabos de vassouras usadas. Estes, e muito outros produtos de descarte, podem se transformar em material escolar e dependem, somente, da criatividade e do entendimento teórico. Na Brinquedoteca do Centro Universitário Moura Lacerda – desenvolvida pelos alunos do curso de Pedagogia da Instituição – aproveita-se do que, para alguns seria classificado como inutilizável, para fomentar o lúdico e despertar o interesse pelo aprendizado por meio das brincadeiras e dos jogos. Mas, como o dever do conhecimento é o de ser compartilhado, o equipamento agora ganhou “asas” e a graduação de Pedagogia criou o projeto “Brinquedoteca Móvel”.

 

Segundo o professor Cesar Clemente, um dos idealizadores da atividade, o nascimento da proposta itinerante surgiu de uma observação da realidade. “Durante a 10ª Campanha da Responsabilidade Social – que foi realizada em todo o país, em setembro deste ano, e que contemplou o Moura Lacerda – única instituição de ensino de Ribeirão Preto a participar – com o ‘Selo Instituição Socialmente Responsável’ pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) – analisamos como algumas entidades assistenciais sofrem com a falta de estrutura no ensino. Desta maneira, queremos contribuir com a evolução dessas crianças e dos locais. Vamos, assim, montar kits com jogos e livros para distribuir, além de mostrar como devem ser aplicados”, destaca.

 

O coordenador da graduação, Osvaldo Tadeu Lopes, explica que os utensílios para a plataforma estarão completos no primeiro semestre de 2015. “Os nossos discentes já aproveitam o que possuímos hoje nas salas de aula em que estagiam. Eles estão empolgados e animados com a ação”, diz.

 

A docente do Moura Lacerda, Miriam Aparecida de Negreiros Pereira dos Santos, reforça que a Brinquedoteca tem, também, uma função interdisciplinar. “Nós conseguimos associar a teoria à prática com o envolvimento de várias disciplinas. Os estudantes sintetizam a sabedoria e demonstram todo o seu potencial”, afirma.

 

A professora do Centro Universitário, Rejane Aparecida Meneghini Kobori, ressalta os benefícios do equipamento. “É uma situação incrível, pois, os alunos de diversas graduações entenderam a proposta da Brinquedoteca, como os de Contabilidade, que usufruem do espaço”, comenta.

Para conhecer mais sobre o Moura Lacerda acesse www.mouralacerda.edu.br


Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 99233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br