Monitorias aconteceram no dia 19 de setembro (sábado); Ação gratuita reuniu 280 visitantes e fez parte da 11ª Semana da Responsabilidade Social

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda – que fazem parte do projeto de restauração do Palacete Jorge Lobato, localizado na região central de Ribeirão Preto – , promoveram, no dia 19 de setembro (sábado), visitas guiadas ao prédio considerado Patrimônio Histórico da cidade.


O tour reuniu 280 participantes. As monitorias aconteceram das 9h30 às 17h30, com duração de 30 minutos cada uma. Os discentes apresentaram toda a estrutura e história do edifício.
O Palacete Jorge Lobato é uma construção do período do café, especificamente de 1922. O imóvel fica no cruzamento das ruas Álvares Cabral com Florêncio de Abreu. O espaço está fechado há décadas. Em sua fachada, ainda é possível identificar as características da época.

A ação fez parte da 11ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), que aconteceu de 14 a 19 de setembro, em todo o país.

Segundo o casal Rita de Cássia Faria e Wendel Cardoso Faria a visita foi um momento único. “Podemos ver detalhes que foram usados na época, que hoje não existem nas construções e estão bem conservados. Ficamos imaginando o Palacete no período em que foi construído, com os móveis, os habitantes e os costumes do passado. Com a restauração vai ficar lindo. A história é muito interessante”, comenta.

“Estamos trabalhando e mostrando para os ribeirão-pretanos a identidade da nossa cidade, com informações sobre ela, os primeiros residentes e como eles vieram para cá. Todos devem ter esse conhecimento”, diz a aluna do sexto semestre de Arquitetura e Urbanismo, Lina Zaupa.

Para o coordenador da graduação, Professor André Avezum, a iniciativa é importante para os alunos e para a comunidade. “O Centro Universitário Moura Lacerda tem como uma de suas missões o social. Para isso, levar a história do município aos moradores através do Palacete é fundamental. Para os estudantes é um grande aprendizado, pois eles aplicam na prática o que aprendem em sala de aula”, explica.

Restauração
Por meio do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Instituição, os alunos estão engajados no movimento de restauração do Palacete Jorge Lobato. O processo conta com a supervisão do Professor Especialista Domingos Guimarães e da Professora Mestre Rita Fantini. No planejamento, constam atividades de levantamentos histórico e físico que estão sendo desenvolvidas pelos discentes.


A parceria entre a Instituição e os proprietários, os irmãos Hector Sominami Lopes, engenheiro Civil e Ingrid Sominami Lopes, arquiteta e urbanista, ambos profissionais formados no Moura Lacerda, surgiu durante o passeio que os alunos fizeram ao edifício durante a Semana de Arquitetura e Urbanismo de 2015.

 

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br