Monitoria 1º/2017

PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO E MONITORIA PARA MATÉRIAS REGULARES DO 1º. SEMESTRE DE 2017

O Centro Universitário Moura Lacerda possui diversas atividades dentro do Programa de Apoio ao Ensino, como os Cursos de Nivelamento e o Programa de Apoio Psico Pedagógico, além do Programa de Monitorias em Disciplinas Regulares Semestrais de vários cursos de Graduação e Tecnologia.

O Programa de Monitoria, regulamentado inicialmente pela Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968 – artigo 41, sendo ainda previsto na Lei nº. 9.394/1996 – artigo 84, estabelece que os “discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”. Pelo Regimento Institucional, o Programa de Monitoria existe desde os primeiros períodos após sua regulamentação.

O Programa de Monitorias de Disciplinas Regulares Semestrais viabiliza horários em que os alunos procuram auxílio junto a outros alunos criteriosamente selecionados como Monitores, podendo assim sanar as dúvidas desses alunos sobre as disciplinas com maior demanda por apresentarem grau de dificuldade elevado ou ainda podem reforçar o conhecimento dessas disciplinas com ajuda dos Monitores, feita sempre em horários selecionados e divulgados previamente.

Portanto, o Programa de Monitorias consiste no apoio presencial aos alunos na forma de plantões de dúvidas em horários alternativos ou no apoio durante os horários de aula, conforme a necessidade de cada disciplina, devendo ser avaliada pelo professor responsável.

Os Monitores são selecionados a cada semestre, de acordo com as disciplinas oferecidas.

A cada novo semestre é divulgada a relação de disciplinas que fizeram a solicitação de apoio de Monitores, conforme a demanda divulgada pelas coordenações de cursos e muitas vezes solicitada pelos próprios professores.

Os alunos Monitores ficam em contato com os professores responsáveis pelas respectivas disciplinas a fim de acompanhar o andamento dos conteúdos para poderem auxiliar os alunos nos plantões de dúvidas. O professor pode providenciar para o aluno Monitor o material de apoio que será trabalhado durante os horários de monitoria, além de orientá-lo sobre os procedimentos durante os atendimentos, como:

  • Conteúdo apresentado;
  • Conteúdo que não pode ser apresentado, como resolução de exercícios para serem entregues contando nota para a disciplina;
  • Comportamento durante os atendimentos;
  • E qualquer informação que o professor julgar necessária.

Para participar dos plantões de dúvidas, os alunos devem comparecer nos locais, dias e horários informados através do site institucional no início do semestre ou pelos cartazes de divulgação espalhados pela Instituição, sempre que acharem necessário.

A participação como aluno nos plantões de dúvidas não acarreta a obrigatoriedade da emissão de declaração de atividade complementar pela Instituição, cabendo ao Coordenador de cada Curso ou do Setor de Monitoria decidir se será ou não contabilizada a quantidade de horas como atividade complementar.

Os alunos Monitores recebem a declaração das horas disponibilizadas para a atividade, de acordo com a carga horária, que pode ser utilizada para comprovação de atividade complementar do curso e para o ingresso em cursos de pós-graduação, uma vez que a atividade de Monitoria possui bastante reconhecimento dentro da carreira acadêmica.

A participação nos plantões de dúvidas, tanto de alunos como de Monitores, não contabiliza nota de participação direta nas disciplinas regulares do semestre letivo, apenas auxilia o estudo e reforça conteúdos estudados em disciplinas regulares oferecidas semestralmente.

 

Mais informações:
Fone:  2101-2158
E-mail: monitoria@mouralacerda.edu.br
Coordenador de Graduação: José Aurélio Moura Resende