PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO E MONITORIA PARA MATÉRIAS REGULARES DO 2º. SEMESTRE DE 2018

O Centro Universitário Moura Lacerda possui diversas atividades dentro do Programa de Apoio ao Ensino, como os Cursos de Nivelamento e o Programa de Apoio Psico Pedagógico, além do Programa de Monitorias em Disciplinas Regulares Semestrais de vários cursos de Graduação e Tecnologia.
O Programa de Monitoria, regulamentado inicialmente pela Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968 – artigo 41, sendo ainda previsto na Lei nº. 9.394/1996 – artigo 84 estabelece que os “discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”. Pelo Regimento Institucional, o Programa de Monitoria existe desde os primeiros períodos após sua regulamentação.
O Programa de Monitorias de Disciplinas Regulares Semestrais viabiliza horários em que os alunos procuram auxílio junto a outros alunos criteriosamente selecionados como Monitores, podendo assim sanar as dúvidas desses alunos sobre as disciplinas com maior demanda por apresentarem grau de dificuldade elevado ou ainda podem reforçar o conhecimento dessas disciplinas com ajuda dos Monitores, feita sempre em horários selecionados e divulgados previamente.
Portanto, o Programa de Monitorias consiste no apoio presencial aos alunos na forma de plantões de dúvidas em horários alternativos ou no apoio durante os horários de aula, conforme a necessidade de cada disciplina, devendo ser avaliada pelo professor responsável.
Os Monitores são selecionados a cada semestre, de acordo com as disciplinas oferecidas.
A cada novo semestre é divulgada a relação de disciplinas que fizeram a solicitação de apoio de Monitores, conforme a demanda divulgada pelas coordenações de cursos e muitas vezes solicitada pelos próprios professores.
Os alunos Monitores ficam em contato com os professores responsáveis pelas respectivas disciplinas a fim de acompanhar o andamento dos conteúdos para poderem auxiliar os alunos nos plantões de dúvidas. O professor pode providenciar para o aluno Monitor o material de apoio que será trabalhado durante os horários de monitoria, além de orientá-lo sobre os procedimentos durante os atendimentos, como:

• Conteúdo apresentado;
• Conteúdo que não pode ser apresentado, como resolução de exercícios para serem entregues contando nota para a disciplina;
• Comportamento durante os atendimentos;
• E qualquer informação que o professor julgar necessária.

Para participar dos plantões de dúvidas, os alunos devem comparecer nos locais, dias e horários informados através do site institucional no início do semestre ou pelos cartazes de divulgação espalhados pela Instituição, sempre que acharem necessário.
A participação como aluno nos plantões de dúvidas não acarreta a obrigatoriedade da emissão de declaração de atividade complementar pela Instituição, cabendo ao Coordenador de cada Curso ou do Setor de Monitoria decidir se será ou não contabilizada a quantidade de horas como atividade complementar.
Os alunos Monitores recebem a declaração das horas disponibilizadas para a atividade, de acordo com a carga horária, que pode ser utilizada para comprovação de atividade complementar do curso e para o ingresso em cursos de pós-graduação, uma vez que a atividade de Monitoria possui bastante reconhecimento dentro da carreira acadêmica.
A participação nos plantões de dúvidas, tanto de alunos como de Monitores, não contabiliza nota de participação direta nas disciplinas regulares do semestre letivo, apenas auxilia o estudo e reforça conteúdos estudados em disciplinas regulares oferecidas semestralmente.

AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS NOS NÚCLEOS DE APOIO, PREENCHENDO A FICHA DE INSCRIÇÃO PARA AS DISCIPLINAS QUE ESTARÃO OFERENDO A ATIVIDADE DE MONITORIA E NÃO MAIS ONLINE.

DATAS IMPORTANTES:
Etapa Data
Inscrição do aluno candidato às vagas De 14 a 17 de agosto de 2018
Análise do Histórico Escolar parcial Dia 20 de agosto de 2018
Entrevista (opcional) Dia 20 de agosto de 2018
Prova Escrita/Oral (opcional) Dia 20 de agosto de 2018
Resultado Dia 21 de agosto de 2018
Início das Atividades Dia 22 de agosto de 2018
Término das atividades Dia 07 de dezembro de 2018

DISCIPLINAS OFERECIDAS PARA 2º. SEMESTRE 2018

CURSO DE MODA:
Introdução à Costura – Juliana Bononi
Modelagem II – Juliana Bononi
Desenho de Moda II – Cheyene Cordeiro Frajuca
Desenho de Moda III – Cheyene Cordeiro Frajuca

CURSO DE DIREITO:
Processo civil e penal – Roberto Matos
Práticas civil e penal – Antonio Carlos de Oliveira

CURSO DE LETRAS E PEDAGOGIA:
Língua Inglesa – Liane
Língua Portuguesas – Rita
Matemática na Educação Infantil – Cesar Clemente

CURSO DE CONTABILIDADE:
Contabilidade I –
Contabilidade II –
Matemática I – Claudio Bidurin e Gilson Marcola

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA:
Softwares gráficos II – Márcio Huertas
Fotografia Publicitária – Érico Andrade

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS:
Matemática I – Valéria Gelfuso
Matemática Financeira – Valéria Gelfuso
Métodos Quantitativos – Valéria Gelfuso
Probabilidade e Estatística – Valéria Gelfuso
Sistema da Qualidade –
Adm. da Produção –
Adm. de Materiais –
Adm. Financeira –
Logística –
Gestão Orçamentária –
Controladoria –

CURSO DE TECNOLOGIA EM TI E ADS:
Desenvolvimento Móvel I – João Paulo Brognoni Casati
Banco de Dados I – João Paulo Brognoni Casati

CURSOS DE TECNOLOGIA:
Matemática Financeira –
Administração Financeira e Orçamentaria I –
Gestão Estratégica de Custos (custos) –
Logística de Distribuição –

 

 

Mais informações:
Fone:  2101 1030/ 2101 1047
E-mail: monitoria@mouralacerda.edu.br

Organização: Profa. Ma. VALÉRIA C. GELFUSO
Coordenador de Graduação: Prof. Me. ANDERSON S. ROMANELLO

 

With our company you will get essays and other types of student my writing process essay works in a very high-quality