Programa de Apoio ao Ensino

CURSOS DE NIVELAMENTO ONLINE 2/2018

Nivelamento à distância em Matemática Básica

Inscrições: de 10 de setembro à 11 de novembro de 2018.

 

Orientações para participação nos Cursos de Nivelamento online

Neste ano estaremos realizando, mais uma vez, os cursos de Nivelamento à distância (online), onde os alunos matriculados regularmente na Instituição poderão participar, sendo:

MATEMÁTICA BÁSICA Expressões numéricas, expressões algébricas e exponenciação.

 

O objetivo dos cursos de Nivelamento à distância é alcançar os alunos que não puderam comparecer aos cursos presenciais por vários motivos, como trabalho ou moradia em outra cidade, com problema de transporte. Ou ainda, para que os alunos possam participar de mais de um curso de nivelamento e ainda realizar um cursos à distância.

Para realizar o curso de nivelamento online, o aluno deverá:

1º.) Estar matriculado em um dos cursos de graduação desta Instituição de ensino;

2º.) preencher a ficha de inscrição através do link:   https://goo.gl/forms/S2A1Zma3CrL08zL52

3º.) resolver o material de apoio, integralmente, para ser entregue a resolução no dia de avaliação feita de forma presencial e agendada para uma das datas informadas na ficha de inscrição:

Reforçar a data através de E-mail para agendamento de data, local e horário:  nivelamento@mouralacerda.edu.br,

com a profa. Valéria Gelfuso. (na ficha de inscrição o aluno pré-agenda uma data para realização da avaliação, mas deverá ser confirmada via email).

– o aluno receberá a declaração de participação se o material de apoio estiver inteiramente resolvido, com 80% de acerto e com nota igual ou superior a 7,0 na avaliação presencial agendada;

Para conseguir resolver o material proposto para os cursos à distância, o aluno poderá ainda comparecer, durante o semestre, com monitores de plantão para atenderem os alunos com dúvidas na resolução dos exercícios.

Os alunos poderão consultar livros físicos, a biblioteca virtual e sites na internet para poderem resolver o material e desenvolverem as habilidades para a resolução da avaliação. Os sites com aulas ligadas aos temas propostos nos cursos podem ser encontrados facilmente na internet. O aluno poderá decidir qual site melhor se adapta às suas necessidades. Abaixo listamos alguns:

Blblioteca virtual institucional:

→ MUROLO, Afrânio C. e BONETTO, Giácomo. Matemática aplicada a administração, economia e contabilidade. 2ª. edição. São Paulo, SP: Cengage Learning Edições Ltda, 2012.

→ DA SILVA, Sebastião M., DA SILVA, Elio M., DA SILVA, Ermes M.. Matemática básica para cursos superiores. 2ª. edição. São Paulo, SP: Editora Atlas, 2018.

Sites sugeridos:

https://www.stoodi.com.br;

mais matemática;

 

Material para Nivelamento OnLine CLIQUE AQUI

 

As declarações de participação nos cursos online seguem as mesmas orientações dos cursos presenciais, ou seja, serão entregues tão logo o aluno faça a avaliação.

Mais Informações:

PROFA. Ma. VALÉRIA C. GELFUSO

Email: nivelamento@mouralacerda.edu.br

Facebook: Nivelamento Mouralacerda

tel: 2101 1030

 

 

“Vamos jogar Xadrez no Moura”

O Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), neste semestre, deu continuidade ao “Projeto Xadrez Moura Lacerda”, agora estendido à Unidade II – CAMPUS.

Comandado pela professora Valéria Gelfuso (SEDE) e pelos professores Irana Ferraciolli e Bruno Galati (CAMPUS), o objetivo da atividade é desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos da instituição de ensino por meio da prática deste jogo.

O projeto conta com a atividade de partidas avulsas, denominadas “Vamos Jogar Xadrez no Moura Lacerda”, sob supervisão de alunos monitores e de professores da Instituição. Elas acontecem na SEDE, na Sala 6 do Bloco G, no período da manhã, das 7h30min às 8h10mim, de segunda a sexta-feira e no período da noite, das 18h30min às 19h10min, também na Sala 6 do bloco G, de segunda a sexta-feira e, também, aos sábados das 9 às 11 horas.

No campus, a atividade de partidas avulsas, ocorrerá na sala 16 do Bloco D, no período da noite, das 18h30min às 19h10min, de terça, quarta a quinta-feira.

“A próxima fase do projeto é levar a prática também à Unidade de Jaboticabal no próximo semestre, integrando as três unidades para um campeonato interno nas categorias Iniciante, Intermediário e Avançado, pensando na formação de uma equipe de Xadrez que poderá representar a Instituição em campeonatos futuros. Muitos dos nossos alunos já têm alguma formação no Jogo de Xadrez, uma vez que a prática é bastante utilizada nas escolas de ensino fundamental e médio. Mas com o passar do tempo, muitos deixam de praticar. Como a prática desse jogo desenvolve uma série de habilidades cognitivas, como atenção e concentração, criatividade, estratégia, memória e raciocínio lógico, além da diminuição da ansiedade e aumento da interação entre alunos e aumento da auto-estima, acreditamos que o jogo na rotina dos alunos pode ajudar bastante nos estudos de todas as disciplinas, além de ajudar o aluno no dia a dia, em sua vida pessoal e profissional.

A ideia é praticar o jogo fora do ambiente tecnológico, ou seja, os jogos são realizados no tabuleiro e nunca no celular ou computador. Isso faz com que em alguns momentos do dia, o aluno se desligue totalmente das redes sociais e desenvolva a atenção e a concentração com a ajuda da prática do Xadrez. Existem vários estudos que relatam a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos mesmo com pouco tempo semanal de prática do jogo. Isso foi constatado no último semestre do ano passado (2017) com os alunos que participaram da atividade na unidade SEDE onde deu início o projeto de Xadrez”, afirma Valéria Gelfuso.

As partidas avulsas se desenvolvem com a colaboração de Monitores Voluntários ou Professores para ajudar os alunos iniciantes com os primeiros passos do jogo, como as regras e algumas jogadas principais, assim como para completar duplas, caso haja quantidade ímpar de participantes no horário.

As horas avulsas de prática do Xadrez terão validade de Atividade Complementar, de acordo com o número de horas em que o participante desenvolver a atividade, não excedendo 30 horas por semestre. Os monitores fazem o controle das horas de participação dos alunos nos horários definidos para a prática.

A atividade é voltada para alunos da Instituição, mas funcionários, professores e alunos do ensino médio participam também. A comunidade externa e ex-alunos também pode participar desde que venha acompanhado de uma pessoa da comunidade acadêmica. Isso ocorre, já que alguns alunos acabam trazendo os filhos, pais ou pessoas conhecidas para jogar nos horários mais longos, principalmente aos sábados na SEDE.

“No último semestre até dei um Xeque Mate na professora depois de ter feito o curso e participado de alguns dias de atividade, aos sábados. Usei algumas jogadas que aprendi no curso e acabei ganhando a partida”, afirmou Mateus Duque, aluno do curso de administração da unidade SEDE.

“Os resultados já podem ser sentidos se houver uma prática constante, mesmo que poucas horas na semana”, afirma Valéria Gelfuso.

 

Informações:

PROFA. Ma. VALÉRIA C. GELFUSO
E-mail: nivelamento@mouralacerda.edu.br
Facebook: Nivelamento Mouralacerda
Fone: (16) 2101 1030

ORGANIZADORA DO CURSO DE NIVELAMENTO

RESPONSÁVEL PELO PROJETO XADREZ MOURA LACERDA

 

 

Último evento:

CURSOS DE INVERNO – AGOSTO 2018: NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA e TECNOLOGIA.

 

CURSOS GRATUITOS PARA ALUNOS REGULARES, COLABORADORES E PROFESSORES

De 04 a 25 de AGOSTO – SÁBADOS.  INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 01 DE AGOSTO.

 

OBJETIVOS: Rever conceitos importantes para o desenvolvimento dos cursos de graduação e tecnológicos cujos conhecimentos matemáticos, de língua portuguesa e tecnologias são necessários.

 

PÚBLICO ALVO: Alunos regulares dos cursos de Graduação, cursos Tecnológicos do Centro Universitário Moura Lacerda (Sede, Campus e Jaboticabal) e funcionários da Instituição, além de público externo.

 

METODOLOGIA: Aulas teóricas e/ou práticas realizadas em sala de aula ou laboratórios de informática com resolução de exercícios pelos alunos podendo haver supervisão e auxílio de monitores.

Os cursos de Matemática disponibilizarão apostilas (via e-mail ou site da instituição) contendo exercícios que serão utilizados durante o curso a partir do dia 02 de AGOSTO de 2018.

Será fornecida declaração de participação nos cursos e o total de horas contabilizado como Atividade Complementar e/ou notas adicionais em algumas disciplinas regulares para o segundo semestre de 2018, a critério do professor.

 

PARA ALUNOS MATRICULADOS NA INSTITUIÇÃO E FUNCIONÁRIOS: Será emitido o boleto bancário, mas com desconto de 100%. Verificar comunicado ao final do boleto.

O aluno poderá se inscrever em até 4 cursos, desde que não haja coincidência de horários.

Efetuar uma inscrição para cada curso.

 

Portanto, alunos e funcionários do Moura Lacerda não devem efetuar o pagamento do boleto.

 

Qualquer dúvida, favor entrar em contato!

 

PARTICIPAÇÃO DE EX-ALUNOS OU ALUNOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OU PESSOAS DA COMUNIDADE (vagas limitadas).

Custo para alunos de outras instituições e pessoas da comunidade em geral: R$100,00.

Ex-alunos da Instituição: 50% de desconto (R$50,00).

 

A inscrição será efetivada a partir do pagamento do boleto bancário emitido no ato da inscrição. O boleto pode ser pago em qualquer agência.

Sistema de desconto para um segundo curso deve ser consultado na Central de Atendimento.

(Vagas limitadas)

 

Carga-horária: 16 horas para alunos, 30 horas para monitores.

Local: Centro Universitário Moura Lacerda – SEDE (divulgação das salas no dia 02 de agosto).

 

 

CURSOS, CONTEÚDOS, DIAS, HORÁRIOS, PROFESSORES E PÚBLICO ALVO:

ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

  • LÍNGUA PORTUGUESA: Concordância Nominal e Verbal; Nova Gramática – DIAS 04 E 11/08, das 8H15MIN às 11H30MIN (MANHÃ), turma 01 e DIAS 18 E 25/08, das 13H30MIN às 16H45MIN (TARDE), turma 02 – Prof. Bruno Lovretto. TODOS OS ALUNOS/FUNCIONÁRIOS DA INSTITUIÇÃO e PESSOAS DA COMUNIDADE. Número de vagas: 100 por turma.
  • ORATÓRIA: Introdução às técnicas de Oratória, mini oficinas – Prof. Fábio Menezes – DIAS 04 E 11/08 (turma 01) e DIAS 18 E 25/08 (turma 02), das 13H30MIN às 16H45MIN (TARDE). TODOS OS ALUNOS/FUNCIONÁRIOS DA INSTITUIÇÃO. Número de vagas: 50 por turma.

 

ÁREA DE MATEMÁTICA:

  • MATEMÁTICA PARA PEDAGOGIA: Conjuntos, operações básicas, frações e decimais. Geometria – Prof. Cesar Clemente – DIAS 18 E 25/08, das 8H15MIN às 11H30MIN hs (MANHÃ). ALUNOS DE PEDAGOGIA. Número de vagas: 100 por turma.
  • MATEMÁTICA INTERMEDIÁRIA: Expressões Numéricas; Expressões Algébricas; Exponenciação e Logarítmos; Funções Matemáticas – DIAS 18 E 25/08, das 8H15MIN às 11H30MIN (MANHÃ) – Prof. Caio Peloggia e DIAS 04 E 11/08, das 13H30MIN às 16H45MIN (TARDE) – Profa. Valéria Gelfuso. TODOS OS ALUNOS/FUNCIONÁRIOS DA INSTITUIÇÃO e PESSOAS DA COMUNIDADE. Número de vagas: 100 por turma.
  • MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA: Curso de Nivelamento em Matemática para Engenharia:

revisão de simplificações de expressões algébricas e trigonométricas e introdução às três operações do cálculo: Limite, Derivada e Integral. Profa. Lucila Marques – DIAS 04 E 11/08, das 8H15MIN às 11H30MIN hs (MANHÃ). ALUNOS DE ENGENHARIA, AGRONOMIA, ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO. Número de vagas: 100 por turma.

 

ÁREA DE TECNOLOGIA:

  • HP12c e MATEMÁTICA: Introdução à lógica de funcionamento da calculadora financeira HP12c dentro da matemática básica e da matemática financeira -– DIAS 04 E 11/08, das 8H15MIN às 11H30MIN (MANHÃ) – Profa. Valéria Gelfuso. TODOS OS ALUNOS/FUNCIONÁRIOS DA INSTITUIÇÃO. Número de vagas: 50 por turma.
  • EXCEL BÁSICO: Principais conceitos e utilização da Planilha Eletrônica Excel, como formatação e principais ferramentas – DIAS 18 E 25/08, das 8H15MIN às 11H30MIN (MANHÃ). TODOS OS ALUNOS/FUNCIONÁRIOS DA INSTITUIÇÃO. Número de vagas: 50 por turma.

 

 

Professora Responsável: Profa. Ma. Valéria Cristina Gelfuso.

Telefone: 2101 1030.

FACEBOOK: Valéria Gelfuso ou Nivelamento Moura Lacerda

(CONTATO E-MAIL: vcgelfuso@mouralacerda.edu.br; nivelamento@mouralacerda.edu.br)

(Poderá ocorrer a não abertura de alguns dos cursos caso a quantidade mínima de alunos (15) não seja alcançada).

 

O que são os cursos de Nivelamento?
Saiba mais

 

 

 

 

Over the years we have gained a certain position in the market of educational services and confirmed the high reputation and professionalism of best website for essay papers our employees