A professora doutora Isabel Rodrigues Sanches da Fonseca, docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, situada em Lisboa, Portugal, esteve no Centro Universitário Moura Lacerda, no dia 11 de maio, na Unidade I – Sede, para ministrar palestra sobre gestão da diversidade na escola e na sala de aula. Ela falou sobre práticas pedagógicas para estimular o desenvolvimento e as competências do estudante. “Inclusão é deixar que outros também exerçam seus direitos. A missão de um docente é sair do discurso vertical, no qual o professor apenas passa o conteúdo. Ele deve buscar estratégias e programar atividades que envolvam a participação de todos, fazendo com que os alunos interajam entre si e sejam ativos do seu próprio saber”, afirmou a pesquisadora.

A atividade, promovida pelo Programa de Mestrado do Moura Lacerda, reuniu alunos da Pós-graduação – Mestrado e dos cursos de graduação de Letras e Pedagogia da instituição. Roseli Pereira Godoy, mestranda em Educação, disse que gostou da palestra por duas razões: “Primeiro porque, no Brasil, temos uma legislação sobre a educação especial e sabemos que, para que ela saia do papel, depende muito do educador que está em sala de aula e, por isso, ele deve estar preparado. O segundo motivo é que, sempre quando temos acesso à cultura de outros países, enriquecemos ainda mais nosso conhecimento”, afirmou.

Para Rebeca Cauchick, aluna do 1º período de Letras, a apresentação foi uma grande contribuição para sua formação pessoal e profissional. “Achei incrível, pois, por exemplo, como uma amante de Libras (Língua Brasileira de Sinais), acho que a inclusão deve sempre ser discutida e é muito importante para ajudar outras pessoas. Para mim, é um privilégio conviver com as diferenças”, ressaltou.

Colóquio internacional

No período da tarde ocorreu o III Colóquio Internacional do Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado do Moura Lacerda. O encontro foi presidido pela professora doutora Isabel, com participação das pesquisadoras deste e de outros Programas de Pós-graduação. “Quando fazemos trocas de informações com outros países, percebemos que há certas especificidades de cada um, mas que também há diversas características em comum. Em relação à inclusão, tenho visto que os problemas ainda são muito parecidos, mas esses debates e discussões com especialistas nos ajudam a encontrar soluções”, destacou a professora Evani Andreatta Camargo, docente do Programa de Mestrado do Moura Lacerda, a respeito do Colóquio.

Evani foi umas das responsáveis pela vinda de Isabel ao Brasil, pois participa do Projeto de Pesquisa “Alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar: construindo um outro paradigma de escola”, coordenado pela professora doutora Ana Paula de Freitas, da USF (Universidade São Francisco), campus de Itatiba (SP). A visita de Isabel ao Brasil foi financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

 

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