O índice de aprovação de ex-alunos do Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), na segunda fase do Exame 135, último aplicado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), foi de 77,3%. Eles conquistaram o registro para advogar em todo território nacional. "Este excelente resultado é conseqüência do comprometimento de alunos, professores e corpo diretivo com a qualidade do ensino de Direito no Moura Lacerda", afirma Jorge Donizeti Sanchez, coordenador do curso.

   Os participantes na segunda fase do exame se dividiram entre Direito Civil, Tributário, Penal e do Trabalho. A ex-aluna Cláudia Barbosa Dias Cândido se formou em julho deste ano, prestou pela primeira vez o exame e foi aprovada com 60% de acerto. "Fiz estágio na área Penal no Ministério do Trabalho, mas prestei a segunda fase em Direito Tributário. Fiz minha monografia em cima disso e como advogada é nesta área que atuarei", ressalta.

    A área de Direito Penal foi escolhida pela ex-aluna do Moura Lacerda Daniela Louzada dos Santos, formada no segundo semestre de 2007. "Já estou inserida no mercado trabalho. Atuo nessa área em um escritório de advocacia. Apesar de a prova ser complicada eu já tinha conhecimento do conteúdo, que foi aplicado na faculdade. Isso me deu base para o exame da OAB", diz.

Capacitação para o mercado

   Os dois últimos exames da OAB já mostravam o alto índice de aprovação dos alunos de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda. No Exame 134, realizado este ano, 72% de ex-alunos foram aprovados na segunda fase. "Isso acontece porque os futuros profissionais do Direito estão inseridos nas condições reais e atuais oferecidas pela infra-estrutura de aprendizado do curso, que correspondem às necessidades que a boa formação profissional demanda", salienta Jorge Sanchez..

   A equipe do Curso de Direito trabalha na construção de uma formação universitária na qual o aluno tenha excelência em sua atuação profissional, para que desenvolva habilidades que lhe proporcionem atuação em todas as áreas. A formação contempla vários segmentos da profissão, com perfil diferenciado ao bacharel do Curso de Direito, pelo contato mais amplo da realidade da região de Ribeirão Preto, com visão externa do contexto nacional.

Assistência Jurídica e Judiciária

   O embasamento teórico, junto com o treinamento prático, é um dos diferenciais do curso. Por meio do EAJ (Escritório de Assistência Judiciária), os alunos dos últimos quatro semestres do Curso de Direito podem prestar assessorias Jurídica e Judiciária Cível a pessoas carentes da comunidade de Ribeirão Preto e região, em parcerias com grandes escritórios de advocacia conveniados.

   Os alunos também atuam no Juizado Especial Cível, localizado na sede do Moura Lacerda. Segundo Renata Soares Dutra, professora do curso, coordenadora do Juizado e do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) da instituição de ensino, a participação dos alunos como estagiários lhes possibilita uma visão social mais abrangente e incisiva. "Eles têm a oportunidade de praticar os ensinamentos jurídicos adquiridos. A atuação no Juizado impõe a discussão e a prática para a solução de conflitos por meio da aplicação de técnicas e métodos conciliatórios", afirma.

Milagre do Verbo Comunicação Empresarial: Fones – (16) 3941-6920 e 3941-6921
Atendimento: Ariane Ribeiro (16 – 9106-2200) e Fernando Bueno (16 – 9131-5326)
E-mails: ariane@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br