O Projeto Encontros Plures chegou à Biblioteca “Padre Euclides” com uma Oficina de Fanzines, atividade que reuniu um público bastante interessado no tema e alinhado com o objetivo comum de atuar pela preservação do espaço

            A Oficina de Fanzines promovida, em 29 de junho, pelo Encontros Plures Moura Lacerda, reuniu um público diverso, plural: pessoas ligadas à Fotografia, à Arquitetura, ao movimento Urban Sketchers (artistas que desenham em locações nas cidades, vilas e aldeias onde vivem, passeiam ou viajam), quadrinistas, roteiristas, jornalistas e até quem não segue tendência cultural ou artística alguma. Isso mostrou que a Biblioteca “Padre Euclides”, local e motivo do encontro, é, realmente, um equipamento cultural importante para Ribeirão Preto.

            Adolescentes de cabelos coloridos, senhoras de cabelos brancos, jovens artistas, senhores da Terceira Idade, todos os presentes ouviram o jornalista e fanzineiro Angelo Davanço e colocaram “a mão na massa”. Recortaram, colaram, montaram suas propostas de fanzines sobre a história da biblioteca. A atividade foi aberta ao público em geral. Davanço receberá, em julho, outras contribuições dos participantes e editará o material nas férias escolares. O lançamento do fanzine está previsto para o início de agosto.

            Fanzines, ou zines, são publicações alternativas e de baixo custo, geralmente produzidas em fotocopiadoras. São “revistas” feitas por fãs (Fan+ Zines, de Magazines). Suas páginas trazem ilustrações, textos e colagens, em um processo de produção livre das regras do mercado editorial. Os zines servem para mostrar o trabalho de novos talentos, divulgar informações pouco exploradas pela mídia convencional e, ainda, fazer o registro de histórias de lugares e pessoas por meio de um processo coletivo de produção.

Atividade sinérgica

            A jornalista e administradora Maria Carolina Lazzarini é uma frequentadora assídua da biblioteca. Já fez alguns cursos no espaço e é um de suas defensoras. “Sigo tudo o que sai sobre e da ‘Padre Euclides’ nas Redes Sociais. Outras pessoas e empresas deveriam fazer o mesmo. As escolas, por exemplo, poderiam trazer os alunos aqui para conhecer e acompanhar as atividades. Este evento do Moura Lacerda pode atrair a atenção e o espaço passar a ter mais doações”, disse.

            “A biblioteca é um espaço de convivência que tem que se tornar mais comum entre as pessoas. A oficina do Encontros Plures foi importante para Ribeirão Preto, que tem um déficit de ações que aproximem as pessoas para objetivos comuns, como pode ser o caso da preservação da ‘Padre Euclides’. A escolha desta atividade foi fantástica. O fanzine pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive, porque não exige que ninguém saiba desenhar, por exemplo”, afirmou a encadernadora Priscila Gauna.

            O aposentado José Luiz Filho não conhecia fanzines, que chamou de “colcha de retalhos” de ideias. Membro do Cine Foto Clube de Ribeirão Preto, organização que passa a ser abrigada em sala cedida pela Biblioteca “Padre Euclides”, salientou que a oficina promovida pelo Encontros Plures Moura Lacerda foi sinérgica em relação ao propósito de todos os presentes, gerando entrosamento e projetos futuros. Ele próprio disse que há a possibilidade de contribuir com fanzines, a partir de agora, com as fotos que faz.

Encontros e reencontros

            Angelo Davanço tem 50 anos de idade, boa parte deles dedicada à informação, seja como jornalista ou fanzineiro de primeira hora. Autor do histórico, referencial e perene “A Falecida”, ele comandou a Oficina de Fanzines no último Encontros Plures Moura Lacerda do ano. “Geralmente, quem curte fanzines e participam de ações assim são quase sempre as mesmas pessoas. A atividade na ‘Padre Euclides’ reuniu pessoas muito diferentes. E isso foi o mais legal de tudo”, contou.

            Ele contou que achou interessante todos os presentes terem se divertido ao recortarem e montarem propostas de parte de um fanzine que contará a história da biblioteca. “A oficina promoveu encontros e reencontros de pessoas muitos diferentes em um espaço com 116 anos de vida. Elas mostrarão, ao finalizarmos e lançarmos o fanzine, suas visões sobre a ‘Padre Euclides’. E isso será possível porque o fanzine é uma forma de arte que não se fecha em si, ao contrário, é aberto e aproxima as pessoas”, completou.

            O coordenador de Comunicação do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), e organizador da Oficina de Fanzines, Fernando Mello, salientou que o Encontros Plures foi criado para se tornar uma referência no fomento e na promoção da diversidade cultural da cidade e da região. O projeto está alinhado à missão do Moura Lacerda, que atua na construção de novas possibilidades de diálogo com a comunidade.

            A Biblioteca “Padre Euclides” é mantida pela Sociedade Legião Brasileira Civismo e Cultura, cuja presidente é Fatu Antunes.

Milagre do Verbo Comunicação e Marketing Digital

Fones corporativos: (16)   3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055

Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo