EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Apresentação

Nos encontramos em uma sociedade onde as referências à educação inclusiva têm sido muito constantes. Nunca se falou tanto sobre a importância da diversidade e da inclusão num mundo globalizado e cada vez mais desafiador. O ensino e a aprendizagem alcançaram dimensões significativas, pois esse processo tornou-se uma realidade. Nessa relação, a educação inclusiva se constitui numa construção do conhecimento que é pautado na busca de novos saberes, novas ferramentas educacionais, práticas e significações constante deste público tão especifico.

Público Alvo

Professores, pedagogos, alunos de graduação e profissionais da área da educação ou saúde, que desejem ampliar seu conhecimento acerca da educação inclusiva.

Programa

  • Evolução histórica da deficiência até o século XXI.
  • História da Educação Inclusiva no Brasil.
  • Política de Educação Inclusiva na Perspectiva da Educação Inclusiva. (Documentos Internacionais: Declaração de Salamanca, Declaração de Montreal entre outros).
  • Nova legislação: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 e a Política de Cotas.
  • Políticas de Formação de Professores e o Profissional de Apoio Escolar.

Inclusão x Integração; Identidade x Diferença e as Terminologias: Questão da diversidade como foco.

  • Deficiência Física: Definição, características e diagnóstico.
  • Deficiência Física: Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas.
  • Deficiência Física: Adaptações curriculares.
  • Deficiência Visual: Definição, características e diagnóstico.
  • Deficiência Visual: Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas.
  • Deficiência Visual: Adaptações curriculares.
  • Deficiência Auditiva: Definição, características e diagnóstico.
  • Deficiência Auditiva: Língua Brasileira de Sinais e o Processo de ensino-aprendizagem nas práticas pedagógicas.
  • Deficiência Auditiva: Adaptações curriculares.
  • Deficiência Intelectual: Definição, características e diagnóstico.
  • Deficiência Intelectual: Processo de ensino-aprendizagem e práticas pedagógicas.
  • Deficiência Intelectual: Adaptações curriculares x Currículo Funcional.
  • Deficiências Múltiplas e Psicossociais: Categorias de deficiências na Convenção da ONU.
  • Altas Habilidades/Superdotação: O caminho a ser percorrido. Acessibilidade: Aspectos relevantes na sociedade, lazer, escola e Trabalho e as Tecnologias Assistivas.
  • Desafios Contemporâneos da Educação Inclusiva.

 

 

Coordenação

Profa. Ma. Carla Damasceno