PÓS GRADUAÇÃO EM AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

O curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em pós-graduação em AEE – Atendimento Educacional Especializado é oferecido a graduados em nível superior extensivo a diversas modalidades de formação. Além de contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos Graduados, o curso visa também capacitar os alunos para atuarem como profissionais na área de educação especial/inclusiva.

Objetivo

  • Formar profissionais das várias áreas do conhecimento capacitados para o desempenho das atividades docentes no século 21. Atuar de forma competente com ética e consciência política reconhecendo a importância da educação no processo de transformação social e inclusivo;
  • Reconhecer as dimensões do Trabalho Docente a partir da análise crítica do contexto de suas práticas educativas, de modo a ampliar sua competência no âmbito ensino aprendizagem, metodológica e reflexiva na ação de ser professor em atendimento educacional especializado;
  • Refletir sobre a profissão docente e sobre os pressupostos filosóficos, sociólogos e pedagógicos que a norteiam. Identificar e analisar as condições técnico-pedagógicas que favorecem a atuação docente, incluindo as novas tecnologias de informação e comunicação na área de educação inclusiva;
  • Desenvolver atividades de planejamento, adaptação curricular e avaliação processual no cotidiano da docência dando ênfase ao desenvolvimento de competências;
  • Participar da gestão educacional através da elaboração de Projetos, avaliação institucional e colegiados acadêmicos;
  • Compreender a sala de aula como um espaço dinâmico de ensino e pesquisa, sob a ótica contemporânea da educação inclusiva;

Ao final desta etapa o aluno terá adquirido habilidades para desenvolver um plano docente voltado para sua área de formação inclusiva.

Público Alvo

Graduados em geral, Pedagogos e profissionais com formação acadêmica em nível superior que pretendam desempenhar atividades docentes, Profissionais e/ou técnico ou atuar como coordenadores a assessores educacionais na modalidade de educação especial/inclusiva.

Conteúdo programático

-Panorama histórico das pessoas com deficiência

– Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva 

– Bases legais da inclusão internacional e brasileira

– Profissionalização e lei de cotas

– A Formação de Professores para a Educação Inclusiva e AEE

– Alunos com Deficiência Intelectual

– A inclusão de alunos com deficiência visual na escola

– Deficiência auditiva e LIBRAS

– Alunos com deficiência Física: características e conceitos

– Altas Habilidades e Superdotação

– TEA – Transtorno do Espectro Autista

– Diversidade na Aprendizagem: Alunos com   Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)

– A Sexualidade do Indivíduo com Necessidades Especificas

– Salas e modalidades de ensino: Recursos e Atividades para o AEE em Salas de Recursos Multifuncionais e Centros de Atendimento Especializados 

– Adaptações curriculares para alunos com deficiência e/ou necessidades especificas

– O Papel da Escola na inclusão, socialização e na construção da cidadania

– Tecnologias Assistivas: A Adaptação do Material Tecnológico às Necessidades Especificas

– Comunicação Alternativa: da teoria á pratica

– A intervenção da psicologia no processo de formação dos profissionais que atuam na educação inclusiva

 – Medicalização escolar: A interface entre saúde e educação

– Recreação adaptada para alunos com deficiência ou necessidades especificas

Coordenação: Profa. Ma. Carla Damasceno

Informações:
Telefone: (16) 2101-1096.
E-mail: informacoes@mouralacerda.edu.br


Últimas notícias PÓS GRADUAÇÃO EM AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO