Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro Universitário Moura Lacerda, recomendado pela CAPES desde 2004, oferece o Mestrado em Educação (Stricto Sensu), tendo como objetivo proporcionar a construção de conhecimento e a formação de professores-pesquisadores, aptos a desempenhar as funções da docência e pesquisa na área da educação escolar, a partir de uma visão crítica do contexto histórico, político e sócio-cultural. Assim, responsabiliza-se pela pesquisa no campo da Educação Escolar, propondo novas olhares para a educação brasileira. Desenvolve suas ações interagindo com as Coordenadoria de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, promovendo eventos acadêmicos e grupos de discussão junto à comunidade acadêmica e público em geral. Organiza suas pesquisas, discussões e produções a partir de duas linhas de pesquisa:

Linha 1: Currículo, Cultura e Práticas Escolares

Investiga o currículo, entendendo-o como uma articulação entre a prática escolar e o mundo da cultura. Tem como eixos temáticos: políticas e práticas curriculares; história da educação e do currículo; pensamento educacional; políticas públicas e educacionais; formação de professores; ensino de ciências; tecnologias na educação; gestão escolar.

Linha 2: Constituição do sujeito no contexto escolar

investiga a constituição do sujeito imerso nas políticas e práticas escolares, considerando seus aspectos psicossociais, históricos e culturais. Abrange os estudos e as pesquisas de práticas e formação docentes, em suas articulações com diferentes teorias. Tem como eixos temáticos: aquisição do conhecimento escolar, linguagem e relações interpessoais no contexto escolar, cultura na escola e a constituição do sujeito, questões de gênero e deficiências no contexto escolar.

Estrutura Curricular
O curso possui carga horária de novecentas horas, o total de créditos a serem cumpridos é de sessenta, no mínimo. O Programa tem duração máxima de vinte e quatro meses, com aulas presenciais ministradas na Unidade 1 – Sede, em Ribeirão Preto/SP.
O aluno deverá cumprir seis disciplinas (quatro disciplinas obrigatórias e duas eletivas). Cada disciplina tem carga horária de sessenta horas equivalendo a quatro créditos (totalizando vinte e quatro créditos). Os horários das aulas são disponibilizados semestralmente, de acordo com o calendário acadêmico institucional.
As sessões de orientação do trabalho de dissertação e grupos de estudo têm horários determinados a critério de cada professor orientador. A defesa da dissertação, incluindo o depósito dos exemplares definitivos, documentos e materiais finais, correspondem a vinte créditos.
A realização de atividades externas programadas (participações na área da Educação em seminários, congressos, palestras etc) é obrigatória para a aprovação no item Créditos-Atividades (dezesseis créditos), sendo validadas pelo professor orientador.
Durante o curso o aluno realiza Exame de proficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol), aplicado em data definida pelo Programa.

LEGISLAÇÃO – CAPES

Coordenação:
Profª. Drª. Alessandra David  /  alessandra.david@mouralacerda.edu.br
(16) 2101-1125 / 2101-1025
Rua Padre Euclides, nº 995 – Sala B-45 – Sede  / CamposElíseos

Secretaria:
ppge@mouralacerda.edu.br
(16) 2101-1025 / 2101-1010
Rua Padre Euclides, nº 995 – Sala B-47  – Sede  / Campos Elíseos
Ribeirão Preto/ SP  –  14085-420