Ação contará com apresentações da Cia Expresso do Riso e doação de fraldas geriátricas destinadas a entidade carente de Ribeirão Preto

Sempre engajados com as causas sociais, os alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras do Centro Universitário Moura Lacerda darão início aos projetos de 2013. A largada será o trote solidário, que também faz parte das comemorações dos 90 Anos da Instituição, marcado para acontecer a partir da próxima semana com a presença da Cia Expresso do Riso. A organização tem como intuito mostrar aos graduandos a importância da filantropia.
A primeira etapa, agendada para o dia 19 de março, contará com uma pré-divulgação dos projetos da companhia, que serão exibidos na Sede e no Campus, durante o intervalo das aulas. Com uma abordagem dinâmica e interativa a Expresso do Riso é conhecida por utilizar a linguagem do palhaço para levar aos pacientes hospitalizados momentos de bem-estar e alegria.
No dia 25 de março o grupo volta à Sede, às 19h30, para uma apresentação oficial das ações e para uma atividade dinâmica com o público. O encontro será no auditório Ilka de Moura Lacerda. No mesmo dia, acontecerá uma campanha solidária de coleta de fraldas geriátricas e materiais de limpeza. A entrega dos donativos será feita por calouros e veteranos ao Lar São Francisco. Atualmente a entidade beneficente e sem fins lucrativos atende 25 pacientes em fase terminal, sendo a única de Ribeirão Preto a prestar tal apoio às pessoas de baixa renda.
Para o coordenador do curso de Pedagogia, Osvaldo Tadeu Lopes, o evento será um diferencial para a formação dos estudantes. “Este tipo de trabalho permite que nossos futuros professores vislumbrem outras áreas de atuação profissional. Por meio destas realizações é possível praticar o voluntariado junto às camadas mais carentes da nossa comunidade ribeirãopretana e vivenciar o exercício de cidadania responsável”, diz Lopes.

Noventa anos de história:
Prestes a completar 90 anos a Instituição Universitária Moura Lacerda é conhecida como uma das mais respeitadas e tradicionais instituições de ensino de Ribeirão Preto e região. Com mais de um milhão de metros quadrados de prédios e instalações, divididos em três Unidades (duas em Ribeirão Preto e uma em Jaboticabal), o Moura Lacerda já formou milhares de profissionais renomados no mercado de trabalho. Atualmente são oferecidos 30 cursos de Graduação, sendo 18 entre bacharelados e licenciaturas, com duração de quatro e cinco anos, e 12 superiores de tecnologia, com duração de dois a três anos.
A história começa com sua fundação em 23 de maio de 1923. À época a Instituição era conhecida como “Escola de Commercio Ruy Barbosa” e passou a se chamar “Instituto Commercial de Ribeirão Preto”. No dia 8 de janeiro de 1928, o professor e diretor Oscar de Moura Lacerda, tornou-se proprietário da escola. Sob sua gestão, o colégio passou a se chamar “Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto” e, em 1932, ganhou o segundo curso do gênero no Brasil e o primeiro do Estado de São Paulo. Nesse período, a Faculdade saiu da sede da rua Amador Bueno e passou para a  rua Barão do Amazonas e Duque de Caxias, posteriormente.
Em 1972, houve a última mudança de nome e endereço.  A sede foi instalada no prédio atual, localizado à rua Padre Euclides, bairro Campos Elíseos (Unidade I), e foi oficialmente chamada de Instituição Moura Lacerda. No mesmo ano, foi iniciada a construção da Unidade II Campus, com projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No fim da década de 1970, a Instituição de ensino de Ribeirão Preto adquiriu a Faculdade de Educação Física de Jaboticabal e a reestruturou. Em 1983, ela também passou a se chamar Moura Lacerda. Em 1992, foi dado início ao processo de credenciamento do Moura Lacerda como Centro Universitário, novamente, um dos primeiros do estado. O título veio por meio de um Decreto Presidencial, publicado em 1997, consolidando um trabalho de décadas.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br