O Programa Bolsa Alfabetização encontra-se com inscrições abertas para os alunos dos cursos de Letras e Pedagogia. Os alunos poderão se inscrever até a próxima quarta-feira (27/03).

Para maiores informações, procure o coordenador(a) dos cursos de Letras e/ou Pedagogia ou entre em contato pelo telefone: (16) 2101-1158.

Programa Bolsa Alfabetização

O Programa Bolsa Alfabetização foi criado pelo Decreto 51.627 de 1º de março de 2007, introduzindo, em caráter de colaboração, a participação de alunos das Instituições de Ensino Superior na prática pedagógica de sala de aula, junto aos professores da rede pública estadual. Essa vivência propicia não só a oportunidade ímpar de conhecer a realidade escolar, como também a possibilidade de concatenar a teoria acadêmica com a prática.
Os estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia – batizados com o nome de alunos pesquisadores (AP) –  passam a apoiar os professores nas salas de aula do 2º ano do ciclo I ou em classes do mesmo ciclo, voltados para a recuperação da aprendizagem, na complexa ação pedagógica de garantir a obtenção das competências de leitura e de escrita por todos os alunos.
Nesse processo, a prioridade dos APs em sala de aula é trabalhar com  crianças que têm mais conhecimentos em leitura e escrita, fazendo intervenções de modo que, junto com o professor titular, todos, na classe, possam avançar.  A concepção que orienta tanto a atuação de um, quanto a do outro, é a do Ler e Escrever, programa estreitamente vinculado ao Bolsa Alfabetização.
Fonte: FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação)