Com o tema ‘O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Ribeirão Preto’, o encontro apresentou índices de violência sexual contra meninas no município e abriu discussão para o papel dos futuros professores dentro e fora das escolas.

Os alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda participaram, na última quinta-feira (4/4), da palestra “O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Ribeirão Preto”. O evento aconteceu no auditório Ilka de Moura Lacerda e reuniu grande público. A apresentação é de autoria da ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda, Eulália Fabiano, que defendeu o tema em seu mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Araraquara. O encontro também fez parte das comemorações dos 90 anos da Instituição.

O seminário foi elaborado a partir da pesquisa “A atuação de agentes públicos junto a meninas vítimas de abuso e exploração sexual em Ribeirão Preto”, realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp/Araraquara. Na ocasião, também foi apresentado o índice de violência sexual contra meninas no município. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente, Ribeirão Preto ocupa a 70ª colocação no índice nacional. 

Para Eulália, os altos índices podem estar refletidos com a carência de instituições de proteção na cidade. “A existência das entidades que prestam esse tipo de serviço é praticamente nula. O que vemos é um trabalho psicossocial feito nas escolas. Por isso é muito importante reforçar aos alunos o funcionamento do ECA e o importante papel que eles têm na propagação da educação sexual”, diz.

Segundo o professor e coordenador do curso de Pedagogia, Tadeu Lopes o encontro serve para abrir os olhos para uma questão séria e preocupante. “Eu que já fui conselheiro tutelar da cidade, sei o que acontece e a situação é muito grave. O que precisamos é de uma política adequada que combata o problema, pois sem ela de nada adianta um conselho. A palestra serviu muito para mostrar que devemos, sempre, estar atentos e sugerir aos alunos, uma reflexão de seus papéis de futuros educadores”, comenta Lopes.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br


Coordenador do curso de Pedagogia, Tadeu Lopes com a palestrante  Eulália Fabiano


Público presente na palestra