Com o tema “O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Ribeirão Preto” encontro tem como objetivo propor discussões sobre o papel dos futuros educadores

O curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda realiza nesta terça-feira (30/4) café filosófico com o tema “O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Ribeirão Preto”. O encontro acontecerá no auditório Ilka de Moura Lacerda às 8h30, na Unid. I/Sede – Ribeirão Preto.

A apresentação será realizada pela ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Instituição, Eulália Fabiano, que defendeu o assunto em seu mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Araraquara. O evento faz parte das comemorações dos 90 anos do Moura Lacerda.

A palestra foi elaborada com ênfase na pesquisa “A atuação de agentes públicos junto a meninas vítimas de abuso e exploração sexual em Ribeirão Preto”, realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp/Araraquara. Sua principal função é sugerir uma análise profunda sobre o funcionamento do Estatuto da Criança e do Adolescente no município e convidar os alunos a refletirem seus papéis de futuros educadores.

Noventa anos de história:
Prestes a completar 90 anos a Instituição Universitária Moura Lacerda é conhecida como uma das mais respeitadas e tradicionais instituições de ensino de Ribeirão Preto e região. Com mais de um milhão de metros quadrados de prédios e instalações, divididos em três Unidades (duas em Ribeirão Preto e uma em Jaboticabal), o Moura Lacerda já formou milhares de profissionais renomados no mercado de trabalho. Atualmente são oferecidos 30 cursos de Graduação, sendo 18 entre bacharelados e licenciaturas, com duração de quatro e cinco anos, e 12 superiores de tecnologia, com duração de dois a três anos.

A história começa com sua fundação em 23 de maio de 1923. À época a Instituição era conhecida como “Escola de Commercio Ruy Barbosa” e passou a se chamar “Instituto Commercial de Ribeirão Preto”. No dia 8 de janeiro de 1928, o professor e diretor Oscar de Moura Lacerda, tornou-se proprietário da escola. Sob sua gestão, o colégio passou a se chamar “Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto” e, em 1932, ganhou o segundo curso do gênero no Brasil e o primeiro do Estado de São Paulo. Nesse período, a Faculdade saiu da sede da rua Amador Bueno e passou para a  rua Barão do Amazonas e Duque de Caxias, posteriormente.

Em 1972, houve a última mudança de nome e endereço.  A sede foi instalada no prédio atual, localizado à rua Padre Euclides, bairro Campos Elíseos (Unidade I), e foi oficialmente chamada de Instituição Moura Lacerda. No mesmo ano, foi iniciada a construção da Unidade II Campus, com projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No fim da década de 1970, a Instituição de ensino de Ribeirão Preto adquiriu a Faculdade de Educação Física de Jaboticabal e a reestruturou. Em 1983, ela também passou a se chamar Moura Lacerda. Em 1992, foi dado início ao processo de credenciamento do Moura Lacerda como Centro Universitário, novamente, um dos primeiros do estado. O título veio por meio de um Decreto Presidencial, publicado em 1997, consolidando um trabalho de décadas.

Serviço:
Palestra – “O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Ribeirão Preto”
Data – 30 de abril (terça-feira)
Horário – 8h30
Local – auditório Ilka de Moura Lacerda (Rua Padre Euclides, 995, Campos Elíseos – Ribeirão Preto)

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br