O aluno do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Moura Lacerda, Franieri Sakai, teve sua pesquisa classificada entre as 20 melhores na área Engenharias e Tecnologias do Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), que aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro em Campinas (SP).

Com enfoque sobre a nova legislação de resíduos sólidos que entrará em vigor em 2014, o trabalho intitulado de “Resíduos de Construção e Demolição (RCD): descarte, reciclagem e aplicabilidade do material reciclado”, foi desenvolvido através do Programa de Iniciação Cientifica (PIC) da Instituição Moura Lacerda. “Estamos vivendo um novo momento no país. Os governos federal, estaduais, municipais e demais geradores deverão se preparar para uma concepção de mudanças com relação aos resíduos, em especial os RCD.”, destaca o professor e orientador do projeto Osvaldo Rodrigues Lopes.

Para o estudante Franieri Sakai participar e dividir experiências foi uma honra. “É um local onde todos se reúnem para discutir soluções e alternativas para diversas áreas e isso só agregou valor à minha futura carreira. A composição de meu trabalho surgiu do princípio do cuidado com o meio ambiente, resultando em um projeto que visa a sustentabilidade ambiental e ao mesmo tempo é economicamente viável, trazendo diversos benefícios à sociedade. Foi então que o final resultou na problemática dos resíduos de construção e demolição, com objetivo de propor soluções no descarte, reciclagem e adequação à legislação que entrará em vigor no próximo ano”.

Veículo: Revista Revide 
Data: 27/12/2013