Evento acontece de 26 a 29 de agosto no auditório da Instituição e contará com diversos temas atuais do cotidiano social

Iniciando o ciclo de atividades do segundo semestre letivo, o curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda, realiza, de 26 a 29 de agosto, no auditório Ilka de Moura Lacerda, a X Semana Jurídica. Destinada a alunos e ao público em geral, o evento terá início sempre às 19h15 e terá como destaque palestras que fazem parte do cotidiano da sociedade.

Para os interessados em ampliar os conhecimentos na área de Direito Ambiental ou Direito Constitucional, na abertura do encontro (26/8), o Defensor Público do Estado de SP, Marcos Henrique Caetano do Nascimento e a advogada Marina Ribeiro Guimarães Mendonça irão discutir os assuntos “A educação em direitos como instrumento de democratização do acesso à justiça” e “Aspectos jurídicos e ambientais da queima da palha da cana-de-açúcar”, respectivamente.

O segundo dia (27/8), será voltado para área de Direito Processual Civil e Constitutional, a partir da apresentação de Moacyr Caram Jr, professor Doutor da Fundação Educacional Raul Bauab de Jahu e da Escola Superior de Advocacia – OAB/ESA e José Roberto Anselmo, professor Doutor titular do Centro Universitário de Bauru da Instituição Toledo de Ensino nos cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Comércio Exterior  e Economia. Os respectivos temas serão “Processo de Execução, as excludentes de responsabilidade e o princípio da dignidade humana” e “Participação e reforma política”.

A quarta-feira (28/8) será destinada ao Direito Internacional e às Relações Internacionais com a palestra “Direito Internacional e Teoria das Relações Internacionais”, pelo professor doutor do Departamento de Direito Público (área de Direito Internacional) da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, Caio Gracco Pinheiro Dias. Para quem deseja compreender o universo da administração pública, Thiago Marrara, professor Doutor de Direito Administrativo, urbanístico e ambiental do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, mostrará detalhes atualizados na palestra “Tendências e transformações do Direito Administrativo”. Para fechar a programação, em 29 de agosto (quinta-feira), o advogado Paulo Eduardo Lépore traz à tona a polêmica sobre a punição a jovens infratores a partir da discussão “Redução da Maioridade Penal”. Já o advogado, Luiz Eugênio Scarpino Jr, último convidado da noite, falará sobre os novos desafios do Direito Empresarial na atualidade com o tema “O dilema da empresa cidadã: mito, realidade ou futuro? Uma releitura da teoria geral da empresa na pós-modernidade”.

Estudos Dirigidos:
Durante o período da manhã a X Semana Jurídica será inteiramente dedicada à atividade “Estudos Dirigidos”, realizada em conjunto com os docentes da Instituição. A atividade será feita em salas de aulas, divididas em grupos temáticos, sob a supervisão de um professor. Cada grupo irá desenvolver uma pesquisa sobre o tema sugerido e ao final, elabora-se-á um pequeno artigo que será apresentado oralmente nos dias 29 e 30 de agosto. O principal objetivo é incentivar o desenvolvimento da pesquisa e desinibição da fala nos estudantes.

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br