O convidado da noite, professor Gilberto Abreu relatou importantes aspectos de cuidados com o meio-ambiente e a comunidade

“Penso, logo existo”. Foi com os dizeres de René Descartes que o professor Gilberto Abreu – doutor em Educação e Sociólogo – iniciou sua palestra sobre Responsabilidade Social nas Empresas. Destinado aos alunos do curso de Administração do Moura Lacerda, o encontro teve a organização do docente Marcelo Brandão e foi realizado na última terça-feira (27/8), na Sede do Centro Universitário. Contrário aos pensamentos do filósofo francês, o profissional reforçou importantes conceitos históricos que evidenciaram o fracasso da teoria e a relação com o tema da explanação.

O principal e mais marcante fato foi a Revolução Industrial, que aconteceu a partir de 1750 e que deu origem à produção em larga escala, suporte para as grandes guerras mundiais e a alta competitividade que leva à extração desenfreada dos recursos naturais. O convidado enfatizou também a falta de benevolência e como é perigoso tal fenômeno. Após a breve viagem ao passado, mostrou que ainda é possível adotar modelos sustentáveis no cenário corporativo e como medidas sustentáveis podem ser rentáveis à organização e ainda contribuir com melhorias ao meio ambiente e à sociedade.

Abreu citou também casos de sucesso das empresas nacionais O Boticário e Natura, que usam a subtração consciente e da americana 3M (com uma sede na região, localizada em Cravinhos), que destina de maneira correta o resíduo produzido. Para finalizar, ele enfatizou que por mais cuidados que a organizações tenham, o poder público precisa estar alinhado com infraestrutura  e a  legislação adequadas para a promoção do bem-estar em conjunto da população e da preservação da natureza.

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Ana Letícia Carlucci – (16) 9233.2593 anacarlucci@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br