Acompanhe nesta seção, as sugestões de livros referentes ao seu curso, selecionados pela biblioteca do Moura Lacerda. Nesta semana, as sugestões de livros são para os alunos dos cursos de Letras e Pedagogia.

LETRAS

António José Saraiva (1917-93), crítico e historiador da literatura, estudioso dos fatos da cultura portuguesa, deixou uma obra que no Brasil só é conhecida em cursos de Letras e História. Mas seu pensamento é generoso e, por isso, busca também os não-especialistas. É o que acontece nessa síntese fecunda da literatura de Portugal, em que Saraiva alcança o que não deixa de ser um ideal de todo crítico: fazer com que o leitor tenha vontade de ler cada uma das obras comentadas.

Letras
Iniciação à literatura portuguesa
Antônio José Saraiva
São Paulo – Ed. Companhia das Letras – Ano de publicação 2010 – 170p.
Assunto: Literatura portuguesa / História / Crítica

PEDAGOGIA

“Iniciação à História da Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein” (Jorge Zahar, 2008), do professor e pesquisador Danilo Marcondes, é resultado de mais de quinze anos voltados ao ensino da filosofia. O autor escreveu obra didática na qual abrange a história do pensamento ocidental, situando pensadores e correntes filosóficas em seu contexto histórico. São apresentados ideias e conceitos clássicos, como o mito da caverna de Platão ou a tabela dos juízos e categorias de Kant. Está dividido em quatro partes: filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea. Após cada capítulo, o livro traz uma seleção de leituras sugeridas além de propor questões e temas para discussão em sala de aula. Pelo seu evidente caráter didático, é indicado para alunos e professores de da área.


Pedagogia

Iniciação à história da filosofia: dos Pré-Socráticos a Wittgenstein
Danilo Marcondes
Rio de Janeiro – Ed. Zahar – Ano de publicação 2012 – 303p.
Assunto: Filosofia / História