Instituições de Ensino Superior (IES) do país inteiro já estão se preparando para a 9ª edição do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que neste ano será realizado no dia 21 de setembro. Organizada anualmente pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a campanha tem por objetivo estimular que as IES promovam ações socialmente responsáveis que contribuam, efetivamente, para a melhoria da qualidade de vida da população, não somente no Dia, mas durante todo o ano.

O Centro Universitário Moura Lacerda preparou um programação especial, que envolverá os cursos, coordenação, corpo docente, corpo discente e colaboradores  durante todo o sábado (21/09). O evento contará como atividade complementar. Procure o coordenador do seu curso e informe-se. Confira abaixo toda a programação:


Nome da Atividade: Bingo Show na Casa do Vovô
Curso Envolvido: Publicidade e Propaganda
Endereço: Casa do Vovô   
Cidade: Ribeirão PretoBairro: Ipiranga     UF: SP
Descrição:
Será realizada uma tarde de lazer, com bingo e atividades culturais na Casa do Vovô – Lar de Idosos. O objetivo é proporcionar um momento de encontro entre os alunos voluntários do curso de Publicidade e Propaganda com os idosos atendidos pela casa de uma forma descontraída e bem humorada. Com a atividade os alunos estarão interagindo com os idosos e proporcionando bons momentos para os internos.

Esta atividade contempla as ações do Projeto Publicitários Voluntários do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, que tem como objetivo conscientizar através do trabalho voluntário e das ações sociais os alunos e professores do curso sobre a importância desse trabalho.

 

Nome da Atividade: Dia do Carroceiro Feliz
Curso Envolvido: Medicina Veterinária
Endereço: Hospital Veterinário – Campus Moura Lacerda
Cidade: Ribeirão Preto  Bairro: Jardim Independência   UF: SP
Descrição:
O curso de graduação em Medicina Veterinária realiza projeto de extensão com “carroceiros” há mais de sete anos. O trabalho inclui o atendimento clínico gratuito aos animais eqüinos e a realização de alguns exames básicos a baixo custo, desde que os animais estejam cadastrados previamente junto à referida Instituição de Ensino.O projeto, interessante à sociedade, possibilita além do atendimento ao animal, a inserção dos alunos na realidade social de Ribeirão Preto e a perspectiva da pesquisa e de projetos de extensão, uma vez que estas atividades de assistência médico-veterinária podem fornecer dados para a realização de levantamentos e pesquisas nas áreas afins. Desta forma e, considerando os dados acima expostos, a implementação de ações efetivas em relação aos cuidados necessários para a qualidade da saúde tanto desses animais quanto dos seus proprietários/condutores é de extrema importância para os mesmos.

 

Nome da Atividade: Orientação sobre plantas aromáticas e medicinais
Curso Envolvido: Agronomia
Endereço: Praça XV de Novembro
Cidade: Ribeirão Preto  Bairro: Centro  UF: SP
Descrição:
Serão distribuídas 1500 mudas de espécies aromáticas e medicinais, além de informações sobre cada espécie de planta distribuída.. As espécies Cebolinha, Coentro, Salsa, Erva Cidreira, Hortelã, Manjericão, Tomilho são usadas na culinária e em infusões e chás como medicinais. Os alunos terão a oportunidade de interagir com o público e também explicar como efetuar o plantio e cuidar das mudas distribuídas.

 

Nome da Atividade: Retalhos que aquecem
Curso Envolvido: Moda
Endereço: Praça XV de Novembro
Cidade: Ribeirão Preto  Bairro: Centro  UF: SP
Descrição:
O Projeto Retalhos que Aquecem é de iniciativa do aluno Alfredo Mendes e pretende construir um vestido gigante de retalhos, obtidos através de doações. A roupa depois de exposta será desmembrada e transformada em cobertores que serão doados a instituições assistenciais. No dia da Responsabilidade Social, o aluno e colegas estarão presentes para divulgar o Projeto e recolher doações.

 

Nome da Atividade: Trote Solidário e Intervenção Artística
Cursos Envolvidos: Pedagogia e Letras
Endereço: Lar do Vovô Albano
Cidade: Ribeirão Preto  Bairro: Bairro Tanquinho  UF: SP
Descrição:
Os alunos dos cursos de Pedagogia e Letras realizarão a entrega das contribuições arrecadadas a partir do Trote Solidário do segundo semestre de 2013. Junto com a entrega, haverá intervenção artística a companhia Expresso Riso.

 

Nome da Atividade: Sábado Saudável
Curso Envolvido: Educação Física
Endereço: Praça XV de Novembro
Cidade: Ribeirão Preto  Bairro: Centro  UF: SP
Descrição:
Alunos do curso de Educação Física farão atendimento à população, verificando o Indice de Massa Corporal, IMC, e medindo a pressão arterial, além de darem orientações sobre exercícios e modo de vida saudável. O sábado saudável também terá apresentação de dança com alunos e docentes do curso.

 

Nome da Atividade: Tecnólogos em Ação
Cursos Envolvidos: Gestão Financeira, Logística, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação
Endereço: Centro Universitário Moura Lacerda
Cidade: Ribeirão Preto  Bairro: Campos Elíseos  UF: SP
Descrição:
Alunos de todos os Cursos Superiores de Tecnologia farão a arrecadação de alimentos para serem entregues ao  Lar Escola Espírita Professor Eurípedes Barsanulfo, da cidade de Sertãozinho, a 25 quilômetros de Ribeirão Preto. A entidade atende cerca de mil crianças a adolescentes.

 

Nome da Atividade: Melhor amigo
Cursos Envolvidos: Relações Internacionais e Ciências Econômicas
Endereço: Associação Vida Animal
Cidade: Ribeirão Preto  Bairro: Campos Elíseos  UF: SP
Descrição:
A ação \”Melhor Amigo\” visou identificar as necessidades básicas da Associação Vida Animal, de Ribeirão Preto, que trabalha com a conscientização da população sobre a posse responsável de cães e gatos, além de socorrer, alimentar, tratar e doar animais. A partir das necessidades identificadas, os cursos de Relações Internacionais e Ciências Econômicas organizaram uma doação de produtos, alimentos, roupinhas e acessórios para os animais em atendimento.

 

Nome da Atividade: Do Meio ambiente quem cuida é a gente
Curso Envolvido: Engenharia Civil
Endereço: Praça XV
Cidade: Ribeirão Preto  Bairro: Centro  UF: SP
Descrição:
Alunos e docentes do curso de Engenharia Civil darão orientações à população sobre o consumo consciente dos recursos hídricos e dicas sobre como economizar água no cotidiano.

 

Nome da Atividade: Palestra sobre Segurança no Trabalho e Ergonomia
Cursos Envolvidos: Engenharia de Produção
Endereço: Centro Universitário Moura Lacerda
Cidade: Ribeirão Preto  Bairro: Jardim Independência  UF: SP
Descrição:
Docentes e alunos do curso de Engenharia de Produção conduzirão uma palestra sobre Segurança no Trabalho e Ergonomia, destinada aos colaboradores do Centro Universitário.

 

Nome da Atividade: Ação Cidadania
Cursos Envolvidos: Direito
Endereço: E.M.E.F. Geralda de Souza Spin
Cidade: Ribeirão Preto   Bairro: Jd. Florestan Fernandes  UF: SP
Descrição:
Alunos e docentes do curso de Direito oferecerão orientações jurídicas à população no entorno do bairro Jd. Florestan Fernandes, em parceria com a prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Nome da Atividade: Visita à cooperativa de reciclagem
Cursos Envolvidos: Administração
Endereço: Cooperativa Mãos Dadas
Cidade:Ribeirão Preto  Bairro: Jd. Maria Goretti UF: SP
Descrição:
Alunos e docente do curso de Administração farão visita técnica à cooperativa de agentes ambientais Mãos Dadas e darão orientações sobre orçamento familiar.

 

Nome da Atividade: Coleta de Alimentos
Cursos Envolvidos: Ciências Contábeis
Endereço: Lar São Francisco de Assis
Cidade:Ribeirão Preto   Bairro: Ipiranga  UF: SP
Descrição:
Alunos e docentes do curso de Ciëncias Contábeis farão coleta e entrega de alimentos à entidade Lar São Francisco de Assis. 


Nome da Atividade: Arrecadação de alimentos
Curso Envolvido: Educação Física – Unid. III/Jaboticabal
Endereço: Supermercados e lojas
Cidade: Jaboticabal           UF: SP
Descrição: Arrecadação de leite, nos supermercados do município, para doação nas entidades de Jaboticabal/SP.