Atividade apresentada em forma de desfile faz parte do encerramento da graduação

Os alunos do curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda apresentaram na no dia 18/11 um desfile das coleções inéditas das marcas Marias e Ventural. As criações pertencem às Empresas Experimentais de Confecção de Moda da Instituição formada pelos estudantes. A atividade faz parte do Projeto Integrado, que representa a conclusão da graduação. A ação é desenvolvida durante o sétimo e o oitavo períodos (quarto ano). O evento aconteceu no Centro Cultural Palace.

O Projeto

O Projeto permite a promoção do desenvolvimento e a execução de todas as fases de uma Empresa de Confecção de Moda, passando pelo planejamento, processo de execução e por fim pelo lançamento de uma coleção. Por meio da aprendizagem os alunos têm a oportunidade de adquirir uma experiência global de aplicação das teorias e práticas absorvidas durante os anos do curso de Moda, coordenado pela professora Leda Braga. Já a disciplina de Projeto Integrado tem à frente a professora Raquel Lovatti que conta com o apoio da docente Luciana Avellar, organizadora, supervisora e coordenadora dos desfiles, que acontecem sempre anualmente.

O trabalho recebeu a orientação dos seguintes professores da Instituição: Marco Nicotari (Negócios de Moda), Luciana Avellar (Planejamento de Coleção, Estudo de Materiais e Organização de Eventos), Leda Braga (Criação de Coleção e Estudos de Materiais), Fabiana Mori (Estamparia), Caio Aguillar (Responsabilidade Social), Juliana Bononi (Modelagem e Confecção), Fotografia de Moda (Jefferson Barcelos), Raquel Lovatti (Projeto Integrado).

As marcas

Marias

A marca Marias tem o objetivo de destacar a brasilidade em todas as suas ações e, portanto, utiliza-se de temáticas nativas ligadas à moda, arte, design, etc. Como ponto de partida para a criação de suas coleções, foi realizada após uma intensa pesquisa de tendências globais. Embora se fale de Brasil, é fundamental estar atento aos movimentos comportamentais mundiais.
Equipe: Carolina Fritoli, Débora Shiramizu, Geórgia Ferreira Campus, Karina Vieira, Letícia Fávero Ferreira Lopez.
 

Marias – Coleção Stella

Na busca de um tema para a coleção de verão 2014, as sócias se depararam com o centenário de Dorival Caymmi, comemorado em 2014. O cantor foi reconhecido como ícone de uma música que traduz a Bahia – definitivamente, o berço de nossa miscigenação racial e, consequentemente, nossa brasilidade.

Venturale

O foco de trabalho escolhido foi no setor de bijuterias, tendo como segmento a bijoux de luxo. A essência da marca foi trabalhar com pedras brasileiras e matérias que tornem seu produto de qualidade e durável para um público sofisticado e ousado.
Equipe: Alessandra Sumais Ismail Silva, Ananda Gonçalves Luna, Maria Fernanda Santos, Mona Graciela Cici

 

Venturale – Coleção

A marca Venturale desenvolveu sua coleção baseada na tendência Sublime que possui muito marcante a essência espiritual, a pureza dos jardins, o romantismo das flores e o orgânico da natureza extraindo o que ela tem de mais profundo. A Venturale escolheu como tema para a sua primeira coleção Maria Antonieta inspirando-se no filme de Sofia Coppola-2006, com o interesse de mostrar para seus clientes todo seu luxo, já que ela foi considerada rainha da moda e da França no século XVIII.

A Venturale criou três linhas, divididas conforme o amadurecimento de Maria Antonieta no filme. Essas mini coleções foram nomeadas conforme os palácios que destacam sua vida, sendo eles: Hofburg (palácio austríaco onde ela nasceu), Versalhes (palácio francês onde passou grande parte de seu reinado) e o Petit Trianon (palácio Frances onde se encontrava na companhia de sua corte).