JÁ LEU O COMUNICADO? ENTÃO CLIQUE AQUI E FAÇA SUA REMATRÍCULA
Prezado aluno,
Abaixo, seguem algumas dúvidas frequentes e outras informações importantes para você se rematricular no 1º semestre de 2014!
Quando se encerra este 2º semestre letivo?
18/12/2013.
A partir de quando será possível acessar o boletim referente ao 2º semestre/2013?
A partir do dia 20/12/2013, por meio do site www.mouralacerda.edu.br
O que fazer em caso de discordância em relação à nota e/ou faltas?
Entrar com requerimento de reconsideração de nota e/ou revisão de faltas, no prazo máximo de 72 horas após sua divulgação (ou seja, de 20 a 23/12/2013). Importante: as dúvidas deverão ser dirimidas em contato direto com o docente quando da restituição das provas. Somente após o contato e o despacho do docente é que poderá haver recurso.
Como efetivar minha rematrícula para o próximo semestre?
De 30/12/2013 a 19/01/2014, pelo site www.mouralacerda.edu.br, para aqueles que estiverem em dia com suas obrigações contratuais (após 48 horas da efetivação do pagamento referente à 1ª mensalidade do 1º semestre de 2014).
Importante: aqueles alunos que tiverem disciplinas em aberto (DPs) deverão, obrigatoriamente, se matricular nessas disciplinas prioritariamente, para depois matricular-se em outras disciplinas (Artigo 40, Parágrafo 2º do Regimento Geral)
Atenção: boleto pago não significa rematrícula efetivada! É preciso entrar no site e matricular-se nas disciplinas que você irá cursar no 1º semestre de 2014.
Há política de desconto para as rematrículas no 1º semestre de 2014?
Serão concedidos descontos de 7% para pagamentos efetuados até 20/12/2013 ou de 5% para pagamentos efetuados até 01/01/2014. Após essa data não haverá desconto. Quanto aos descontos referentes aos convênios, a solicitação deverá ser realizada no setor Financeiro do Aluno, até 10/01/2014.
Se eu pagar minha matrícula (1ª mensalidade do 1º semestre de 2014) até dia 20/12/2013 posso me considerar matriculado?
Ainda não. É preciso que você entre no site e matricule-se nas disciplinas que irá cursar! E isso será possível somente a partir de 30/12/2013.
Como fazer para realizar a minha matrícula se possuo débitos anteriores?
Procure o Setor Financeiro do Aluno pessoalmente, na Sede, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h30, ou pelo e-mail financeiroaluno@mouralacerda.edu.br, em data anterior ao início do período de rematrícula (ou seja, antes de 30 de dezembro), para que você possa renegociar suas pendências financeiras de modo a não prejudicar a efetivação de sua matrícula dentro do prazo normal.
Dica: Verifique a possibilidade usufruir do FIES para regularizar sua situação financeira.
Como fazer para falar com o coordenador do curso sobre a matrícula?
Os coordenadores estarão à disposição para esclarecimento de dúvidas na unidade de funcionamento do curso e em seu horário regular de coordenação (informe-se sobre os horários de seu coordenador no núcleo de apoio de sua unidade).
Importante: no período de 23/12/2013 a 11/01/14 os coordenadores estarão de férias, retornando às suas atividades normais a partir do dia 13/01/14.
Quando os alunos bolsistas do PROUNI deverão realizar suas matrículas?
No período de 30/12/2013 a 19/01/2014.
É possível efetivar rematrícula após o período normal, ou seja, após 19/01/2014?
Sim. De 22/01 a 01/03/2014 será possível efetuar rematrícula em época especial, também pelo site www.mouralacerda.edu.br.
Atenção: para rematrícula em época especial é necessário pagamento de taxa de R$ 70,00, além da perda dos descontos oferecidos, acrescidos de multa e juros por atraso.
Caso a matrícula não seja efetivada, é possível continuar utilizando o Portal do Aluno?
Não.
O que acontece se a matrícula for efetivada após o início das aulas?
Será computada falta ao aluno que não estiver matriculado, independente de sua presença ou ausência em sala de aula, até a data da matrícula.
Reforçando: o aluno que fizer sua matrícula após o início das aulas deve ficar atento às suas faltas, já que serão computadas até a data de matrícula!
Quando será o retorno das aulas no 1º semestre de 2014?
27/01/2014.
Até quando é possível alterar a matrícula?
Até 24/01/2014. Após essa data não será permitida qualquer exclusão ou inclusão de disciplinas.
É possível matricular em disciplina que não faça parte da grade obrigatória?
Sim. Se for do seu interesse, procure o coordenador de seu curso.
Dica: como ocorre em todos os semestres, no 1º semestre de 2014 a disciplina de Libras será oferecida de modo opcional a todos os bacharelados e cursos tecnológicos deste Centro Universitário; as aulas serão ministradas aos sábados, pela manhã (desde que haja número suficiente de interessados), nas dependências da Unidade I – Sede.
Como é controlado o acesso às dependências do Centro Universitário?
Na Sede, o controle é realizado por meio de cartão de identidade estudantil, conforme contrato de prestação de serviço aderido pelo aluno; no caso de extravio ou esquecimento do cartão, poderá ser expedida segunda via (R$ 20,00) ou cartão provisório com validade somente para o dia, mediante apresentação de um documento de identificação.
No Campus – Ribeirão Preto, o controle é realizado por meio de selo institucional, que deve ser colado no para-brisa dianteiro dos veículos, para identificação da Portaria; o selo deve ser retirado nas Secretarias da Unidade II, mediante apresentação de documento do veículo.
Atenção: a partir do 1º semestre de 2014 a entrada de motocicletas também será controlada na Unidade II – Campus – Ribeirão Prato mediante apresentação do selo.
Como pagar uma mensalidade, caso não receba o boleto bancário?
É preciso que você retire a 2ª via no setor Financeiro do Aluno ou imprima-o pelo Portal do Aluno, pois o pagamento somente poderá ser feito por meio de rede bancária e, após o vencimento, incorrerá na perda dos descontos e em acréscimos de encargos.
Tenho enfrentado dificuldades para manter o pagamento de minhas mensalidades em dia e continuar estudando. O que posso fazer?
Procure o Setor de Prouni-FIES e conheça as facilidades e benefícios desses programas do governo brasileiro.
Dica: o FIES também pode ser utilizado para alunos que já cursaram parte do curso, ou seja, o benefício não se restringe somente a alunos de 1º período.
Os horários de funcionamento desse setor são de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Quais serão os horários de funcionamento das Unidades da Instituição Universitária Moura Lacerda no período de férias?
Unidade I
– de 23/12/2013 a 01/01/2014 funcionando apenas em regime de plantão, das 8h às 21h. Nesse período, as demais unidades estarão fechadas.
– de 02 a 21/01/2014, das 8h às 21h e, aos sábados, das 8h às 12h.
Unidade II
– de 02 a 11/01/2014, somente o Núcleo de Apoio e o Financeiro do Aluno funcionarão, das 8h às 18h; aos sábados, a Unidade estará fechada;
– de 11 a 18/01/2014, os demais setores retornarão às suas atividades, no horário de 8h às 18h; e a partir de 21/01, o horário de funcionamento voltará ao normal (7h30 às 22h30);
Unidade III
– de 02 a 21/01 funcionará das 8h às 21h e, aos sábados, das 8h às 12h.