O objetivo da atividade é o de inserir nas aulas práticas da graduação o contexto da brincadeira no processo ensino/aprendizagem para os acadêmicos de Pedagogia do Centro Universitário

Os alunos do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Moura Lacerda, estão criando uma brinquedoteca a partir do reaproveitamento de produtos de descarte. O objetivo da atividade é o de fomentar o processo do ensino e da aprendizagem por meio das brincadeiras e dos jogos.  Entre os materiais que são escolhidos para confeccionar os acessórios estão, por exemplo, tampinhas de garrafas plásticas, garrafas pets, recortes de panos, pedaços de papelão, entre outros, além da arrecadação de revistas, gibis e de livros infantis.

Segundo o coordenador do curso de Pedagogia, Osvaldo Tadeu Lopes, o programa estimula o lúdico como uma ferramenta para o conhecimento. “Principalmente a matemática, que é uma matéria na qual devemos mostrar como o aprendizado pode ser interessante”, destaca.

De acordo com o professor Cesar Clemente, um dos idealizadores do projeto, a grade curricular da graduação em Pedagogia do Moura Lacerda evidencia, em suas propostas pedagógicas, a preocupação em proporcionar aos futuros professores a oportunidade de explorar os processos de formação e de desenvolvimento das crianças através das brincadeiras e dos jogos. 

Para Cesar Clemente a brinquedoteca evolui a qualidade do ensino. “São ações eficientes e eficazes que aprimoram as competências, as habilidades e as atitudes dos futuros docentes em sala de aula”, ressalta.

A brinquedoteca do Moura Lacerda está disponível para os alunos do Centro Universitário e do Colégio Moura Lacerda. Os utensílios também estão sendo utilizados por discentes do curso de Pedagogia que já atuam na área do ensino público.

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br


O coordenador do curso de Pedagogia, Osvaldo Tadeu Lopes e o professor Cesar Clemente, do Moura Lacerda, exibem parte da brinquedoteca criada pelos alunos da graduação a partir de produtos de descarte.