No sábado (26/4), os alunos do programa de extensão curricular em Investigação Criminal e Ciências Forenses do Centro Universitário Moura Lacerda participaram de uma aula com simulação de cena de crime ministrada pelo professor e perito criminal Antônio José Ipólito.  O tema proposto foi o “50 anos do golpe militar e a investigação criminal”. Na ocasião, foram apresentadas a evolução dos equipamentos e a melhor qualificação de pessoas para a profissão.

O encontro foi separado em duas partes. Na primeira, Ipólito, levou, por meio de argumentos históricos, os estudantes ao mundo da perícia criminal. O docente abordou termos técnicos, artefatos utilizados, conceitos básicos e primordiais da área de Criminalística e também o dia-a-dia dos peritos. Durante a segunda fase, o professor elaborou uma atividade prática e  forjou uma cena de crime com dois manequins e os alunos foram os peritos com o objetivo de que eles desvendassem o caso.

De acordo com Ipólito, a procura pela profissão tem crescido no Brasil nos últimos 15 anos. “A partir do período da ditadura a criminalística evoluiu e muita coisa se desenvolveu no país desde o golpe militar. Houve um aumento ao auxílio às instituições e um maior desempenho na criação de materiais e qualificação de pessoal” comenta.

Para as alunas Isabela Roberto Bagili e Thamira Rami Ferreira, do 6º período de Direito, foi interessante a aula ser dividida em duas partes, o que facilitou a compreensão do tema. “A atividade prática nos ajuda a entender e a associar o que foi abordado durante a parte teórica” disse Isabela.

O evento não reuniu apenas alunos de Direito. Rúbia Lainice cursa enfermagem em outra universidade e optou em participar do programa com o intuito de relacionar sua área à perícia criminal através de conhecimentos mais abrangentes sobre como agir em eventuais ocasiões que poderão fazer parte de sua rotina de trabalho.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa 
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br