Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário, Diógenes Lopes Guimarães Júnior e Cínthia Freire Stecchini, realizarão o intercâmbio internacional nos Estados Unidos e na Suécia, respectivamente

 

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, Diógenes Lopes Guimarães Júnior e Cínthia Freire Stecchini, foram selecionados para participarem do programa “Ciência sem Fronteiras”. Os alunos realizarão o intercâmbio internacional nos Estados Unidos e na Suécia, respectivamente.

Atualmente o sétimo período da graduação, Cínthia Freire Stecchini, de 28 anos, viverá por 11 meses em Estocolmo, capital sueca. “Desde pequena sonhava em ser arquiteta e as pessoas ao meu lado sempre reforçaram a minha ideia ao afirmarem que eu levava jeito. Sou preocupada com as questões no âmbito social, como por exemplo, as condições de habitação. O bom arquiteto urbanista possui conhecimentos técnicos e teóricos imprescindíveis para atuar como um transformador social”, destaca.

Segundo a discente, foi um longo caminho percorrido até a conquista da vaga. “Conciliei os meus estudos na faculdade com outras atividades. O processo de seleção é cansativo, mas, com certeza, é um esforço que vale a pena”, afirma.

No “Ciências sem Fronteiras”, Cínthia Stecchini cursará a matéria “Planejamento Urbano Metropolitano”. “Vou aprender muito. É minha área de interesse para a futura atuação profissional e será, certamente, enriquecedor, inclusive para adquirir contatos. Espero, também, me aproximar da cultura sueca e aproveitar ao máximo o que o país tem a oferecer”, explica.

Já Diógenes Lopes Guimarães Júnior, de 24 anos e graduando do nono período, terá uma experiência de 16 meses na cidade de Moscow, nos EUA. “Ainda estou pesquisando sobre o município, mas sei que vou ter que providenciar alguns casacos para o frio. É um povoado de cerca de vinte mil habitantes, que fica do lado oeste do país em que a University of Idaho, a maior do Estado, se apresenta como a principal atração”, ressalta.

O aluno se diz na expectativa para a viagem. “Por meio do intercâmbio espero desenvolver minhas habilidades acadêmicas e obter experiências e maturidade, enfrentando os desafios fora de uma rede de apoio familiar e da zona de conforto. O programa representa uma excelente medida de flexibilidade pessoal, preparando-me a enfrentar situações desafiadoras futuras”, diz.

Para Diógenes Guimarães Júnior uma das maiores virtudes do ser humano é a gratidão. “Quero agradecer aos acadêmicos da minha faculdade que contribuíram para esta conquista, em especial, a Patrícia Andrade, que sempre esteve disposta a me atender e ajudar durante o processo, e aos meus professores Francisco Gimenes, Vera Blat, Pythágoras e José Lanchoti que aceitaram fazer minhas Cartas de Recomendação Acadêmica e me incentivaram no processo”, finaliza.


Sobre o programa

O “Ciência sem Fronteiras” é de autoria dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MEC e MCTI). O projeto busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Para mais informações acesse www.cienciasemfronteiras.gov.br

Conheça mais ações do Moura Lacerda em www.mouralacerda.edu.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 9233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br