CURSO DE ENGENHARIA CIVIL TEM SURPREENDIDO PELA QUALIDADE DOS TCCS DEFENDIDOS NOS ÚLTIMOS SEMESTRES 

Profª. Ms. Ângela Rodrigues

O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Moura Lacerda tem dado ênfase especial aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) pelo impacto positivo que os mesmos desempenham na formação dos discentes.
O resultado das pesquisas realizadas recentemente pelos alunos pesquisadores tem surpreendido pela diversidade de temáticas abordadas e pela qualidade das pesquisas concluídas. Independentemente de serem pesquisas de revisão ou pesquisas mais autorais envolvendo estudos de caso, tem-se percebido um aumento significativo de alunos interessados em temas que preconizam questões ambientais e de responsabilidade social, o que revela a consciência dos futuros engenheiros civis na relevância da Engenharia como uma área comprometida com o aprimoramento sócio, político e cultural do país.
O TCC é pensado no curso de Engenharia Civil como uma pesquisa de síntese no qual se revelam não só a formação do discente, como também a qualidade e o envolvimento do corpo docente. O TCC tem se consagrado entre os alunos como uma disciplina importante que pode, inclusive, contribuir para a definição de seus interesses e pretensões profissionais. Entre os docentes, percebe-seque os professores que orientam as pesquisas têm desenvolvido um trabalho muito importante que tem repercutido não só entre todos os discentes do curso como também entre os professores que aceitam prontamente aos convites para comporem as bancas examinadoras, contribuindo efetivamente para o aprimoramento constante do processo de concepção e execução das pesquisas.
Desde o semestre passado, alguns alunos têm se destacado pelo interesse em dar visibilidade as suas pesquisas, seja através da participação em eventos importantes da área, seja pelo interesse em publicarem artigos científicos que possam facilitar a continuidade das pesquisas em cursos de pós-graduação.
Um exemplo bastante expressivo é o do ex-aluno Diego Gonçalves Siqueira de Jesus, formando em 2013, que participou do 21º Encontro do Asfalto realizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo na cidade do Rio de Janeiro. No evento, Diego Gonçalves apresentou os resultados do seu TCC no trabalho A Influênciado Método Baileyem Projeto de Dosagem de Misturas Asfálticas Densas Para Revestimentode Pavimentos Flexíveis. A pesquisa foi orientada pelo prof. Me. Creso de Franco Peixoto.

Fotografia 1- Diego G. S. de Jesus apresentando seu TCC no 21º Encontro do Asfalto.

  Fonte: (Diego G.S. de Jesus, 2013)

Já neste primeiro semestre de 2014, o aluno Marcelo G. M. Gramegna defendeu uma pesquisa focada na temática da acessibilidade, preconizando o papel do engenheiro na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Em sua monografia o aluno-pesquisador investigou as conquistas sociais, culturais e legais dos portadores de deficiência nas últimas décadas, explicitando de que forma as mesmas podem repercutir na atuação dos engenheiros civis.
Contando com uma banca examinadora composta pelo professor Luimar e pelo prof. Dr. Lanchoti, reconhecido nacionalmente como autoridade no assunto, o aluno-pesquisador apresentou um estudo de caso de uma edificação já existente demonstrando que sua adaptação a norma NBR 9050 (ABNT, 2004) seria mais onerosa se comparada com os gastos que a mesma obra teria se tivesse atendido às condições de acessibilidade já na sua concepção.
Marcelo Gramegna foi muito elogiado pelo professor Lanchoti que muito gentilmente o presenteou com vários livros que poderão assegurar a continuidade da investigação. Na concepção do professor o ineditismo da monografia apresentada justifica sua continuidade e aprofundamento em curso de mestrado.
São momentos como estes, com alunos e professores entusiasmados com a discussão de idéias novas e relevantes para a área, que a prática da pesquisa acadêmica de qualidade se fortalece reverberando sobre toda a comunidade acadêmica.

Fotografia 2 – O professor Lanchoti presenteia o aluno pesquisador com vários livros sobre acessibilidade.

Outro destaque foi a o TCC apresentado pelos alunos Douglas Daniel Lopes e Ivo Ferreira de Sousa Junior, sob orientação do professor; Lucas Rodrigo Miranda com o título “Durabilidade de marquises em Ribeirão Preto” que foi submetido e aprovado para apresentação de artigo em congresso renomado na área de concreto e estruturas.
O tema por ser relevante e de interesse para a segurança dos cidadãos ribeirão-pretanos faz com que os alunos se tornem cada vez mais conscientes do papel do profissional de engenharia civil para a sociedade.