O engenheiro agrimensor e docente da graduação do Centro Universitário, Jorge Nucci, ensinou a utilização do nível ótico – aparelho que pode ser confundido pelas ruas até como um radar eletrônico de velocidade

 

A aula prática da disciplina de topografia do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Moura Lacerda ensina, de maneira clara e objetiva, o passo a passo para conhecer e trabalhar com o aparelho de nível ótico – equipamento primordial para calcular a diferença de nível entre planos e imprescindível para a realização de qualquer tipo de edificação.

 

No último sábado (23/08), alunos da graduação foram contemplados com explicações e informações ministradas pelo engenheiro agrimensor e professor da Instituição, Jorge Nucci. Durante o encontro, os estudantes percorreram a Unidade II/Campus e puderam exercitar os aprendizados acadêmicos adquiridos. Com prancheta, papel e caneta elaboraram medições para conferir as diferenças de altitude dos terrenos.

 

De olho na régua graduada por meio da luneta do “nível de engenheiro” – instrumento que é semelhante ao tripé utilizado por cinegrafistas e fotógrafos, os discentes promoveram leituras e marcações.

 

De acordo com Jorge Nucci, somente prática e experiência garantem precisão. “O nivelamento, o esquadro e o prumo são os itens mais importantes numa obra”, destacou.

 

O docente, que trabalha na área desde a década de 1970, explica que a profissão de engenheiro agrimensor possui um leque variado de atuações. “Este segmento da topografia permite viajar o mundo para fornecer suporte às mais diversas construções, como em barragens, loteamentos, rodovias, áreas rurais ou urbanas”, explicou.

 

Segundo Nucci, o mercado cada vez mais competitivo exige a necessidade de especializações. “Não é mais possível ficar parado. O saber deve ser conquistado todos os dias”, afirmou.

 

Carla Vilhena, do 10º período do curso, participou e aprovou a aula. “Gostei muito. É importante termos este tipo de atividade constantemente”, ressaltou.

 

Para conhecer mais sobre o Moura Lacerda acesse www.mouralacerda.edu.br

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Rodrigo Martins – (16) 99233.2593 rodrigomartins@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br