14º edição será em São Paulo, na UNICID, dias 28 e 29 de novembro e tem como tema a aplicação de conhecimento na programação digital

O 14º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo este ano será realizado dias 28 e 29 de novembro, em parceira com a Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID), e novamente teve recorde de participação: foram 1.994 trabalhos inscritos contra 1.887 trabalhos em 2013 e 1.845 trabalhos em 2012. Desses, 1.718 foram aprovados para apresentação no Congresso. Os números registram um crescimento de mais de 100% na comparação com a quinta edição do CONIC, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos e aumento de 6,2% na comparação com a edição do ano passado.

Os trabalhos foram produzidos por 2.914 alunos pesquisadores autores e coautores (contra 3.408 em 2013) e orientados por 1.217 professores (contra 1.291 professores ano passado) de 240 instituições de ensino superior de todas as regiões do país. As áreas habilitadas são: Ciências Biológicas e da Saúde (685 trabalhos aprovados – 294 concluídos e 391 em andamento); ciências exatas e da terra (179 trabalhos aprovados – 42 concluídos e 137 em andamento); ciências humanas e sociais (429 trabalhos aprovados – 154 concluídos e 275 em andamento); ciências sociais aplicadas (209 trabalhos aprovados – 117 concluídos e 92 em andamento) e engenharias e arquitetura (216 trabalhos aprovados – 71 concluídos e 145 em andamento). Além dos prêmios para os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias “Concluído” e “Em Andamento”, e o Prêmio Especial para o melhor trabalho “Concluído”, o Congresso contará novamente com o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.

Evolução dos trabalhos inscritos no CONIC-SEMESP

Fonte: Assessoria Econômica/Semesp

“O grande número de trabalhos de pesquisa científica apresentados nos últimos anos comprova o interesse dos estudantes na busca por novos conhecimentos e que estão abertos a novas possibilidades para que esta atividade receba cada vez mais atenção e investimentos no Brasil”, diz Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp.

Além de incentivar os alunos-pesquisadores e seus professores-orientadores, o Semesp se esforça para dar a máxima visibilidade aos trabalhos apresentados durante o CONIC, “criando condições favoráveis para que possam se tornar realidade, por meio do apoio de instituições e empresas que queiram investir nos assuntos estudados” complementa Rodrigo Capelato, diretor-executivo.

A edição deste ano do CONIC-SEMESP terá como tema “O Ano do Código”, iniciativa que teve início nos Estados Unidos com os portais code.org e o codeyear.com visando estimular a aplicação do conhecimento na programação digital, como a criação de aplicativos para celular, desenvolvimento de jogos e websites, e aproximando o universo da programação das pessoas interessadas por tecnologia. O movimento se difundiu no Brasil com o portal http://www.anodocodigo.org.br/, criado e mantido por diversas empresas, sites e entidades.

Serviço
14º CONIC-SEMESP
UNICID – Universidade Cidade de S. Paulo
Rua Cesário Galeno, 475 – Tatuapé – São Paulo – SP
Data do evento: 28 e 29 de novembro de 2014
Informações: conic@semesp.org.br ou pelo telefone: (11) 2069-4416

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001, mas foi a partir de 2005 que o número de inscritos foi contabilizado pelo Semesp, e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O Conic apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e https://www.linkedin.com/company/semesp. E para ter acesso aos cursos da Universidade Corporativa Semesp acesse: http://www.uc.semesp.org.br.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio (11) 94208-7576
(11) 2069-4419 / anapurchio@semesp.org.br / Imprensa@semesp.org.br

Ana Carolina Machado
(11) 3129-8737 / carolina.machado@convergenciacom.net

Ana Purchio
Assessoria de Comunicação
Descrição: http://www.semesp.org.br/portal/mail/marketing/assinatura/assinatura2.gif
Tel: (11) 2069-4419
Cel.: (11) 94208-7576
Rua Cipriano Barata, 2431 – Ipiranga
São Paulo – SP – CEP: 04205-002
www.semesp.org.br