Quando se encerra este 2º semestre letivo?

15/12/2014

A partir de quando será possível acessar o boletim referente ao 2º semestre?

A partir de 19/12/2014, através do site www.mouralacerda.edu.br.

O que fazer em caso de dúvidas ou discordância em relação a nota e/ou faltas?

Entrar com requerimento de reconsideração de nota e/ou revisão de faltas, no prazo máximo de 72 horas após a divulgação da mesma (ou seja, até 22/12/2014).

Como efetivar minha rematrícula para o próximo semestre?

De 26/12/2014 a 24/01/2015, pelo site www.mouralacerda.edu.br, para aqueles que estiverem em dia com suas obrigações contratuais (após 48 horas da efetivação do pagamento

referente à 1ª mensalidade do 1º semestre de 2015).

Esse período de matrícula é válido a todos os alunos do Centro Universitário, inclusive aos vinculados aos programas PROUNI e FIES.

Importante: Aqueles alunos que tiverem disciplinas em aberto (DPs) deverão matricular-se nessas disciplinas, prioritariamente, para depois matricular-se em outras disciplinas (Artigo 40, Parágrafo 2º do Regimento Geral).

Atenção, alunos FIES: É necessário realizar o Aditamento do Contrato após a efetivação de sua matrícula, através do site sisfiesportal.mec.gov.br; em caso de dúvidas, esclareça-as através do e-mail fies@mouralacerda.edu.br ou através dos telefones 2101-1150 ou 2101-1053.

Existirá alguma política de desconto para as rematrículas no 1º semestre de 2015?

Serão concedidos descontos de 7% para pagamentos efetuados até 20/12/2014, ou 5% para pagamentos efetuados até 01/01/2015.

Quanto aos descontos referentes aos convênios, a solicitação deverá ser realizada no Financeiro – Aluno, até 10/01/2015.

Se eu pagar minha matrícula (1ª mensalidade do 1º semestre de 2015) já posso me considerar matriculado?

Não. É preciso que você entre no site e matricule-se nas disciplinas que irá cursar. E isso será possível somente a partir de 26/12/2014.

Lembre-se: Boleto pago não significa rematrícula efetivada. É preciso entrar no site e matricular-se nas disciplinas que você irá cursar.

Como fazer para realizar minha matrícula se possuo débitos anteriores?

Procure o Setor Financeiro do Aluno, pessoalmente, na Sede, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h30, ou através do e-mail financeiroaluno@mouralacerda.edu.br, em data anterior ao início do período de rematrícula (ou seja, antes de 26/12/2014), para que você possa renegociar suas pendências financeiras de modo a não prejudicar a efetivação de sua matrícula dentro do prazo normal.

Atenção, alunos da Unidade II – Campus: O atendimento somente será realizado na Unidade I – Sede. Em caso de dificuldades para manter o pagamento das mensalidades em dia, procurem o Setor de Prouni-FIES e conheçam as facilidades e benefícios desses programas.

Os horários de funcionamento desse setor são de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h.

Como fazer para falar com o coordenador do curso, sobre a matrícula?

Os coordenadores estarão à disposição para esclarecimento de dúvidas, na unidade de funcionamento do curso e em seu horário regular de coordenação (informe-se sobre os horários de seu coordenador no núcleo de apoio de sua unidade).

No período de 22/12/2014 a 10/01/2015 os coordenadores estarão de férias, retornando às suas atividades normais a partir do dia 12/01/2015.

Quais serão os horários de funcionamento das Unidades da Instituição Universitária Moura Lacerda nesse período de férias?

– Unidade I – Sede Ribeirão Preto: de 23 a 31/12/2014 funcionará das 8h às 18h de 2ª a 6ª feira e, aos sábados, das 8h às 12h, em regime de plantão; de 02/01/15 a 21/01/15, das 8h às 21h de 2ª a 6ª feira e aos sábados das 8h às 12h; e a partir de 22/01, o horário de funcionamento voltará ao normal (7h30 às 22h30, de 2ª a 6ª feira, e aos sábados, das 8h às 12h).

– Unidade II – Campus Ribeirão Preto: de 20/12/2014 a 23/01/2015 funcionará das 8h às 18h de 2ª a 6ª feira; aos sábados, a Unidade estará fechada; e a partir de 26/01/2015, o horário de funcionamento voltará ao normal (7h30 às 22h30 de 2ª a 6ª e sábado das 8h às 12h).

– Unidade III – Campus Jaboticabal: de 23/12/14 a 31/12/14 funcionará das 8h às 18h de 2ª a 6ª feira e, aos sábados, das 8h às 12h, em regime de plantão; de 02/01/15 a 21/01/15, das 8h às 21h de 2ª a 6ª feira e, sábados das 8h às 12h; e a partir de 22/01, o horário de funcionamento voltará ao normal (7h30 às 22h30 de 2ª a 6ª feira e sábados das 8h às 12h).

É possível efetivar rematrícula após o período normal, ou seja, após 24/01/2015?

Sim. De 26/01/2015 a 28/02/2015 será possível efetuar rematrícula em época especial, também através do site www.mouralacerda.edu.br; porém, haverá necessidade de pagamento de uma taxa de R$ 70,00, além da perda dos descontos oferecidos, acrescidos de multa e juros por atraso.

O que acontece se a matrícula for efetivada após o início das aulas?

Será computada falta ao aluno que não estiver matriculado, independente de sua presença ou ausência em sala de aula, uma vez que, pela ausência de contratação, a frequência não é autorizada e controlada, até a data da matrícula.

Reforçando: O aluno que fizer sua matrícula após o início das aulas deve ficar atento às suas faltas, já que estas serão computadas até a data de efetivação da matrícula.

Quando será o retorno às aulas, no 1º semestre de 2015?

03/02/2015, para veteranos.

Até quando é possível alterar a matrícula?

Até 28/02/2015. Após essa data não será permitida qualquer exclusão ou inclusão de disciplinas.

Atenção, alunos FIES: Não é possível qualquer alteração de matrícula após o aditamento do contrato junto ao órgão financiador.

É possível a matrícula em disciplina que não faça parte da grade obrigatória?

Sim. Se for de seu interesse, procure o coordenador de seu curso.

Ainda, como ocorre em todos os semestres, no 1º semestre de 2015 a disciplina de Libras será oferecida de modo opcional a todos os bacharelados e cursos tecnológicos deste Centro Universitário; as aulas serão ministradas aos sábados pela manhã (desde que haja número suficiente de interessados), nas dependências da Unidade I – Sede.

Como é controlado o acesso às dependências do Centro Universitário?

Na Sede, o controle é realizado por meio de cartão de identidade estudantil, conforme contrato de prestação de serviços aderido pelo aluno; no caso de extravio ou esquecimento do mesmo poderá ser expedida segunda via (R$ 20,00) ou cartão provisório, com validade somente para o dia, mediante apresentação de um documento de identificação.

No Campus – Ribeirão Preto, o controle da entrada de automóveis e motocicletas é realizado através de selo institucional (que deve ser colado no para-brisa dianteiro dos veículos e, no caso de motocicletas, deverá ser exibido para identificação na Portaria); tal selo deve ser retirado nas Secretarias da Unidade, mediante apresentação de documento do veículo.

Como pagar uma mensalidade, caso não receba o boleto bancário?

Você poderá facilmente imprimir a segunda via através do Portal do Aluno ou retirá-la diretamente no Financeiro – Aluno. Lembramos que o pagamento somente poderá ser feito por meio de rede bancária e, após o vencimento, incorrerá na perda dos descontos e terá acréscimos de encargos.