Este livro oferece como novidade aos interessados no estudo da Análise das Demonstrações Contábeis uma seqüência lógica e abrangente para o estudo da disciplina.

O texto desta terceira edição foi ampliado e contempla as alterações que a Lei nº 11.638/07 e Lei nº 11.941/09 introduziram na Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404/76), considerando o processo de convergência do Brasil às normas internacionais de contabilidade.

A Parte I apresenta os aspectos conceituais e históricos sobre a Análise das Demonstrações Contábeis, sua importância e limitações, os Princípios de Contabilidade e a estrutura das Demonstrações Contábeis no Brasil. São abordadas as demonstrações obrigatórias e não obrigatórias e a divulgação de informações complementares, à vista da legislação societária e normas do CFC, CVM, IBRACON e pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

A Parte II estuda as etapas do processo de Análise das Demonstrações Contábeis, iniciando com os conceitos de padronização, consolidação e qualidade das demonstrações contábeis, para em seguida apresentar as etapas a serem observadas, oferecendo importantes sugestões quanto ao uso de ferramentas eletrônicas e da Internet como suporte ao analista. Inclui ainda as principais metodologias utilizadas na Análise das Demonstrações Contábeis.

Cada uma das principais técnicas de Análise de Demonstrações Contábeis é detalhada na Parte III. Para facilitar a compreensão da teoria, ao longo do livro os conceitos apresentados são ilustrados com a apuração dos indicadores da Cia. Lucro Certo, empresa cujas demonstrações contábeis completas são apresentadas ao final da obra, na Parte IV, assim como os indicadores contábeis das suas principais concorrentes.

Livro-texto para a disciplina Análise das Demonstrações Contábeis e equivalentes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia. Leitura complementar para as disciplinas Administração Financeira e Contabilidade Societária. Indicado para programas de atualização e reciclagem profissional e de referência para cursos especiais e de pós-graduação.

 

 

Elaborado com o objetivo de associar teoria e prática, este livro foi dividido em oito capítulos. O Capítulo 1 apresenta o conceito de organizações e as várias formas pelas quais podem ser classificadas, a história da evolução das empresas e os tipos de organização mais conhecidos. O Capítulo 2 vai ensinar que administração é um processo composto por quatro etapas cíclicas e interdependentes: planejamento, organização, direção e controle, ou seja, que a administração tem como objetivo garantir a eficiência e a eficácia das organizações.

O conceito de administrador, assim como suas diferentes denominações, que variam de acordo com o nível hierárquico que ocupa, é apresentado no Capítulo 3. O texto vai explicar o papel do administrador e as habilidades que deve possuir para ser eficiente e eficaz.

Os cinco capítulos seguintes abordam, respectivamente, os temas gestão administrativa, gestão de marketing, gestão dos recursos humanos, gestão financeira e gestão de produção, apresentando as características e atribuições dos cinco principais departamentos de uma organização, assim como algumas lições práticas, em forma de pequenos artigos, que visam levar os administradores a refletir sobre a utilização dos recursos empresariais de forma mais eficiente.

Livro-texto para as disciplinas Introdução à Administração e Fundamentos da Administração e leitura complementar para as disciplinas Teoria Geral da Administração e Planejamento Estratégico dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia, Direito, Medicina e outros que envolvam o estudo da Administração de Organizações. Leitura de interesse para empreendedores e profissionais que desejam conhecer teorias e lições práticas para otimizar a gestão do seu negócio.