O 4º Encontro: Os Direitos do Consumidor e a Publicidade, abordou a crise hídrica para as turmas de Direito e de Comunicação na última quinta-feira (12/3)
Os alunos dos cursos de Direito e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda participaram, na última quinta-feira (12/3), no auditório Ilka de Moura Lacerda (Unidade I/Sede), do 4º Encontro: Os Direitos do Consumidor e a Publicidade. O evento teve como tema “Crise Hídrica: Implicações para o Direito e a Comunicação”.
O evento contou com a promoção das duas graduações e foi coordenado pelas professoras Carmen Justo, Carolina Assed e Soraia Achicar, e reuniu alunos e convidados com o propósito de discutir a escassez da água – assunto atual e cada dia mais relevante para a sociedade.
Nesta edição, o encontro contou com a participação da coordenadora da Agenda Ambiental do Moura Lacerda, Marisa Heredia, da advogada especialista em direito civil e penal e mestre em direitos coletivos pela Universidade de Coimbra, Portugal, Letícia Martins de Oliveira, do publicitário e redator de mídias digitais da Alta Communicazione, João Flávio de Almeida e do jornalista Josué Suzuki, diretor editorial do jornal A Cidade. O bate-papo foi mediado por Jaime Bulos, docente do curso de Direito.
“Eu acredito que como o jornal as universidades têm o papel de discutir todos os problemas da cidade e assim sair um pouco do seu universo e trazer para dentro da instituição todos as complicações da comunidade onde vivemos.É uma forma de exercer a cidadania e de preparar o aluno para o futuro profissional”, explica o palestrante Josué Suzuki.
Para a discente do nono semestre de Direito, o diálogo foi fundamental para qualquer área de graduação. “Conforme nós conversamos em sala de aula, é muito importante esta discussão. É onde estamos integrados para nos atualizarmos em temas relevantes, não só em Direito, mas em comunicação também”, afirma.
“É uma iniciativa fantástica. Estamos vivendo em um período muito critico e o debate é essencial para alunos e professores e proporciona uma mesa redonda interativa com profissionais de diferentes campos”, comenta a advogada convidada Leticia Martins de Oliveira.
Segundo a coordenadora da Agenda Ambiental do Moura Lacerda, professora Marisa Heredia, “a questão ambiental não pode ser vista individualmente, mas sim em turmas interdisciplinares. A união dos grupos é excelente. A questão do consumo é um grande problema dos recursos naturais, afinal eles estão sendo exauridos muito mais rapidamente do que eles podem ser repostos”, explica.
“A organização deste evento é muito relevante. Tudo o que foi dito tem relação com a questão da educação, com o despertar para a responsabilidade. Como advogados e comunicadores temos de mostrar qual é o papel individual de cada um e mudarmos a forma de consumirmos água”, destaca o publicitário. João Flávio de Almeida.
Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Carmen Justo, a atividade superou todas as expectativas. “Um dos nossos objetivos é o de fomentar discussões em que muitas vezes em sala de aula não temos a oportunidade de ampliar o tema porque faltam os outros lados, pensamentos e pontos de vista daquela área especifica”, analisa. “A reunião favoreceu a ampliação da discussão. A semente foi lançada. Os resultados práticos nós teremos com o amadurecimento das ideias aqui colocadas por cada um de nós”, conclui.
Para saber mais acesse www.mouralacerda.edu.br
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