Atividade é considerada positiva por despertar sensibilidade, percepção e criatividade

Alunos do 5° período diurno do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Moura Lacerda, participaram de um trabalho artístico, entre 10 e 17 de junho, na área de convivência da Unidade I/Sede. Intitulada Sentido, a Instalação (manifestação artística que só “existe” na hora da exposição, onde, em lembrança, só ficam expostas fotos e recordações) objetiva desenvolver uma poética visual contemporânea. O material foi produzido por meio de uma ação coletiva dos alunos da disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino de Arte. “Essa iniciativa promove a interferência no espaço comum da Instituição, envolvendo alunos e funcionários”, avalia a professora Alice Registro Fonseca, coordenadora do trabalho.


De acordo com a professora Alice, para produção dessa instalação foi escolhido o uso de linhas interligando o espaço entre as árvores para criar um novo campo visual. “As linhas fazem referência aos fios presentes nos ambientes Ttéia de Lygia Pape e Miles String de Marcel Duchamp e nos atos de espacialização de Edith Derdyk – os quais foram referenciados no local. O entrelaçamento dos fios tem como propósito formar uma teia para provocar sentidos, orientações e significações. O espelho foi utilizado para refletir a luz pelo local e, assim, aproximar o público à arte e a arte ao espaço universitário”, explica.

A aluna Francieli Granvile explica que, durante a montagem, os participantes tiveram um contato direto com a arte, além de estudar qual sua importância para a alfabetização e construção do conhecimento das crianças. “Essa experiência foi de grande importância para minha carreira profissional como futura professora, pois me dá suporte de como trabalhar o tema durante as aulas, quebrando, dessa forma, um conceito errôneo de que a disciplina de Artes se restringe apenas a datas comemorativas e desenhos. Ampliou minha visão como profissional de que todos os lugares da escola podem e devem ser usados como parte da prática de ensino”, revela.
Para a aluna Natalia de Lima, foi uma experiência prazerosa estar na produção coletiva de uma arte contemporânea materializada. “Mesmo que efêmera, possibilita a interação, a interpretação e a apreciação concreta do espectador. Percebemos a arte como instrumento de conhecimento que contribui ativamente para a formação de um indivíduo, pois está presente em todo lugar e, consequentemente, traz uma valiosa contribuição para nossa carreira”, lembra.

De acordo com a aluna Marli de Paula, durante a atividade ela começou a ter uma percepção diferenciada e pôde detectar pontos de melhoria. “Não precisou muito para aguçar meu olhar analítico. Quero que todos possuam essa sensibilidade trabalhada, pois eu tenho como mediar esse aprendizado enquanto pedagoga. Compreendi que, com coisas simples, dá para introduzir a arte visual na vida dos alunos. Mesmo com o orçamento curto das escolas públicas, cada professor deve ter como vivenciar concretamente essa experiência, e depois fazer uso em sala de aula e com liberdade”, afirma. Ela ressalta, ainda, que o trabalho despertou necessidade de apresentar a arte a todos. “Independente da idade, toda criança deve ter a chance de criar, produzir arte, colocar sua ideia em prática e compartilhar com a escola e com a sociedade. Depois dessa experiência, senti-me capaz de opinar sobre arte contemporânea, coisa rara no Brasil atual”, comenta.
Segundo Daisy Peccinini, historiadora e crítica de arte, a Instalação é uma das formas de produção artística da Arte Contemporânea. “Enquanto poética artística, permite uma grande possibilidade de suportes e de interação entre espaço e tempo, artista e público”.

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br