Marcelo Brandão conquistou o 4º lugar com o estilo Mountain bike e percorreu 100 quilômetros por cidades da região

O Professor Marcelo Brandão, que ministra aulas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogos, no Centro Universitário Moura Lacerda, conquistou a quarta colocação na 12ª edição da Maratona dos Canaviais, no estilo Mountain bike, que aconteceu em 21 de junho (domingo), com saída do Haras Manoel Leão, em Ribeirão Preto.

A prova percorreu 100 quilômetros nos canaviais e passou pelas cidades de Brodowski, Serrana, Jardinópolis e Altinópolis. O encontrou reuniu mais de 500 ciclistas, de nove estados brasileiros.

Brandão faz parte da equipe Multibike/Specialized e já participou da competição em 2014, conquistando também o quarto lugar. Nesta etapa, o desempenho do docente aumentou. O esportista completou a etapa em 5 horas, 18 minutos e 18 segundos, reduzindo em 50 minutos o tempo do ano anterior.

O professor compara a situação com as empresas no mundo contemporâneo. “Nunca evoluímos sozinhos. O concorrente estásempre observando o que o outro faz para progredir junto. Em nenhum momento devemos nos contentar com o nosso crescimento. Temos que ser neuróticos. Jamais podemos achar que chegamos ao limite do nosso crescimento”, explica.

Para completar a prova de resistência, superando a distância, os obstáculos do percurso, subidas e descidas com pedras, buracos, valetas e areia solta, não basta o preparo físico perfeito. O fator psicológico é fundamental. “Após os 80 quilômetros, quando chegam as principais subidas, o corpo está com as suas forças esgotadas. Ele pede para você parar. É nessa hora que o ser humano conhece o poder da fé, do acreditar, do buscar na “cabeça” argumentos para convencer pernas e braços que eles podem mais um pouco. Fazendo outra analogia com a gestão, é esse o comportamento do líder para convencer sua equipe a fazer o que ele julga necessário. Afinal, ninguém gosta de seguir ou ser liderado por fracassados. Vitórias constantes atraem seguidores, reforçam a liderança e seduzem”, comenta Brandão.

O professor explica sobre a harmonia entre o mundo da gestão empresarial e o esporte. “O indivíduo tem que sentir orgulho da empresa em que trabalha, daquilo que faz e de si mesmo. Para Freud, existem no homem dois instintos: o lado sol é o instinto da vida, e o lado sombra é o instinto destrutivo, agressivo. Essas forças influenciam sentimentos, ideias e ações”, comenta.

A associação entre esporte e profissão é muito utilizada em universidades dos Estados Unidos, e o Professor Marcelo Brandão aplica em suas aulas um modelo parecido.

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br