A 17ª edição do FNESP acontecerá dias 24 e 25/9, em São Paulo, e terá na abertura o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles

O 17º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), organizado pelo Sindicado das Mantenedoras de Ensino Superior – SEMESP – acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo, e tem como tema: Economia da Educação: geração de valor para a sociedade. O evento convida os participantes a refletirem sobre o valor que a Educação gera para a sociedade e a reavaliarem a eficiência e a eficácia dos investimentos realizados pelos gestores da educação e dos programas de financiamento estudantil.

“Ao propor um amplo debate sobre a formação do capital humano necessário para o desenvolvimento do Brasil, especialmente em um ambiente de crise econômica, o evento pretende gerar um conjunto de orientações e de alternativas voltadas para a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade da IES públicas e privadas”, diz o diretor-executivo do sindicato, Rodrigo Capelato. A reflexão abrangerá a eficiência dos modelos de ensino, a integração de ensino e tecnologia e a reorganização dos espaços de aprendizagem em relação às demandas dos jovens. A parceria entre o setor público e privado e o investimento em Educação também constituirão elementos estratégicos a serem considerados, caso o país pretenda ser protagonista na sociedade do conhecimento.

Para abrir o evento o Semesp convidou o ex-presidente que mais tempo ficou no Banco Central – de 2003 a 2010 – o engenheiro, mestre em Administração de empresas, executivo do setor financeiro nacional e internacional, colunista do jornal Folha de S. Paulo e atual presidente do Conselho da J&F, Henrique Meirelles que dará um “Panorama da Economia e os impactos no setor educacional”. Em artigo publicado na Folha, Meirelles afirmou: “um governo que administra bem a economia, entrega o que promete e mantém coerência na sua linha de ação, mesmo com políticas aparentemente impopulares, pode ganhar as eleições. O eleitor algumas vezes é mais sábio do que esperam os políticos.”

Dados como os relatórios da Organisation for Economic Cooperation and Development também serão comentados pelo chefe da divisão de Educação da OCDE, Dirk Van Damme, que revelam haver uma relação entre investimento na Educação e melhoria da qualidade, desde que os recursos aplicados obedeçam a planos bem executados, controle dos gastos e exigência de resultados. No caso do Brasil, o PNE – Plano Nacional da Educação determina que 10% do PIB deverá ser destinado à Educação, recursos que contribuirão para o aumento da demanda educacional e o desenvolvimento do país, desde que haja conhecimento sobre a dinâmica da Educação, visão de futuro, cooperação, monitoramento dos resultados e capacidade de replanejamento.

O evento deverá mostrar ainda que as instituições de ensino superior podem exercer um papel estratégico fundamental neste processo, sendo corresponsáveis pela geração de empregos, investimentos em infraestrutura e impacto na economia local, regional e nacional. Para isso, no entanto, precisarão dialogar e intensificar sua relação com os diversos setores que empregam os egressos, além de compreender o perfil dos jovens e dos profissionais do século 21, cujas demandas serão cada vez mais diferenciadas, e que não consumirão modelos de ensino convencionais, com pouca utilização de tecnologia e processos de aprendizagem não focados no protagonismo dos estudantes.

SERVIÇO
17º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Tema: Economia da Educação: valor da educação para a sociedade, formação de modelos e ensino
Data: 24 e 25 de setembro de 2015
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 4º andar – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo – SP
Inscrições: http://semesp1.tempsite.ws/fnesp17/inscricao/inscricao1.php

Programação 17º FNESP:

DIA 24 DE SETEMBRO

8h30: Credenciamento
9h00 – Abertura
9h30 – Panorama da Economia e os impactos no setor educacional – Henrique Meirelles
10h30 – 11h00 – Coffee-Break
11h00: O impacto da educação superior no crescimento econômico dos países e na redução das desigualdades – Dirk Van Damme (OCDE)
13h00: Almoço
14h00: A importância de sistemas de educação diversificados para a maximização do valor da educação para a sociedade
15h30: Coffee-break
16h00: O papel das IES na formação das pessoas e seu efeito multiplicador na sociedade
18h00: Coquetel de networking e Lançamento do livro.

DIA 25 DE SETEMBRO

9h00: Como trabalhar inovação e gestão das mudanças por meio do ensino híbrido, do currículo, dos docentes e do uso da tecnologia.
10h30: Coffee-break
11h00: O que os estudantes esperam das IES e como adequar o modelo de ensino superior para garantir a inclusão.
13h00: Almoço
14h00 – O papel estratégico da Educação para a sociedade
15h00 – Encerramento

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à Imprensa:
Ana Purchio / 11 2069-4419 / imprensa@semesp.org.br
Gabriela Dias/ 11 3129-8737 / gabriela.dias@convergenciacom.net