Estudante de Relações Internacionais, Jéssica Cibele da Silva Almeida conheceu a rotina administrativa do poder legislativo durante uma semana

A aluna do sétimo semestre do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Moura Lacerda, Jéssica Cibele da Silva Almeida, foi escolhida para participar do programa Estágio-Visita da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A estudante ficou de 6 a 13 de julho conhecendo e acompanhado os trabalhos dos parlamentares.

A ação selecionou 60 universitários de todo país para ter acesso aos conhecimentos relacionados ao funcionamento do órgão legislativo e à atuação de seus representantes, incentivando a democrática e o exercício da cidadania.

A discente, que sempre sonhou em integrar o projeto, planejou a sua participação ao longo da graduação. “Sempre acompanho o site da Câmara dos Deputados. Quando fiquei sabendo do estágio, observei que precisava da indicação de um parlamentar para participar. Precisei apenas de paciência e força de vontade para conseguir apoio e realizar minha inscrição, através da ajuda do deputado Baleia Rossi (PMDB-SP)”, explica Jéssica.

Durante os sete dias, Jéssica adquiriu vários conhecimentos. “Conheci a rotina administrativa do Congresso, tive palestras sobre legislação, sistema de votos e eleição dos candidatos. Acompanhei o trabalho do deputado que me indicou, junto com o seu assessor. Assisti à diversas comissões, conheci os principais órgãos de Brasília, tive alguns seminários na Cefor (Centro de Formação, Treinamentos e Aperfeiçoamento), debates, trabalhos em equipe, votações que variavam de questões básicas, até as mais complexas. Foi um momento único, faltam palavras para descrever o que vivenciei. O mais marcante de tudo é que por alguns dias deixei de ser estagiária e passei a ser deputada”, compara.

“A jornada intensa de trabalho dentro da Casa foi uma das coisas que mais me chamaram a atenção. O tempo é curto diante de tantas atividades a serem realizadas. Outro aspecto muito marcante é a distribuição das funções e a organização das pessoas. É um verdadeiro centro de trabalho, onde as regras são respeitadas. Existe um sistema de segurança muito pesado, isso me deu a impressão de um ambiente de extrema importância”, comenta a aluna sobre as suas impressões.

A rotina da estudante foi movimenta, mas recompensada. “Foi uma semana bem cansativa, pois tive a experiência de vivenciar a agenda de um parlamentar. Um ônibus nos buscava às 7h30 da manhã na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Às 8h, o café da manhã na Assembleia era servido e, a partir daí, as atividades começavam. Cada dia era uma programação diferente, como: simulação de comissões com temas atuais e visita aos setores mais significativos da instituição e à gabinete de parlamentares para conhecer um pouco sobre seus projetos. Durante dois dias fiquei na Câmara das 8h às 22h, para acompanhar a votação sobre a reforma política no Plenário. Foram os dias mais cansativos. O curso de Relações Internacionais é voltado para área da política. Portanto, pra minha formação, foi uma excelente contribuição”, diz.

A visita a Brasília foi só o inicio do sonho de Jéssica, pois no futuro ela pensa em voltar à cidade para trabalhar. “A política é uma área bem atrativa. Gostei muito de entender mais. Porém, tenho como objetivo ser diplomata e sei que isso vai demandar mais um bom tempo de estudos, muita paciência e dedicação, pois não é fácil representar seu país perante outras nações. É um cargo de extrema responsabilidade. Existe em Brasília o Instituto Rio Branco, em que os diplomatas trabalham. Não tive a oportunidade de conhecer, mas estive no Palácio Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), referencial histórico da diplomacia brasileira. No local são assinados acordos, tratados e é feita a recepção de representantes de outros países. Uma grande curiosidade é que o Presidente da República do Brasil, ao assumir o cargo, faz um evento para celebrar no Palácio do Itamaraty. A estrutura e a mobília são fantásticas”, comemora.

 

Para saber mais, acesse www.mouralacerda.edu.br

 

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369 www.nucleodanoticia.com.br
Felipe Teruel – (16) 98136.8163 felipeteruel@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 99233-2593 vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142.4299 andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br