Estudantes de seis cursos de bacharelado e de cinco graduações tecnológicas do Centro Universitário Moura Lacerda farão o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) no próximo domingo, dia 22 de novembro, às 13h. Na ocasião, a instituição de ensino promoverá a “Blitz Enade” nos locais onde seus alunos realizarão o exame. Os coordenadores dos cursos estarão presentes para tranquilizar os estudantes e esclarecer eventuais dúvidas. “A ideia é mostrar que o comprometimento com o Enade é compartilhado”, ressalta Fernando Mello, coordenador de Comunicação do Lacerda. Além disso, serão oferecidas barrinhas de cereais e água antes da prova.

O Enade integra o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), sendo, portanto, um dos critérios considerados pelo MEC (Ministério da Educação) na avaliação dos cursos de graduação oferecidos nas instituições de ensino superior brasileiras. Anualmente, são definidas as áreas participantes.

Na edição de 2015, deverão fazer o Enade alunos dos seguintes cursos de bacharelado do Lacerda: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda, Direito e Relações Internacionais. Também realizarão a prova estudantes de cinco graduações tecnológicas oferecidas pelo Centro Universitário: Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Conforme destaca Mello, a participação comprometida e o bom desempenho no exame são importantes para o Moura Lacerda e, também, para os alunos que estudam na instituição. “O resultado positivo é um dos indicadores queatestam a qualidade do ensino oferecido pelo Centro Universitário e reflete na imagem dos cursos”, esclarece o coordenador de Comunicação. Ela ainda enfatiza que, no Lacerda, o processo até a prova é totalmente transparente, não havendo qualquer tipo de seleção de alunos ou de vínculo entre a participação no Enade e as notas dos estudantes nas disciplinas dos cursos de graduação.

Apoio na preparação para o Enade

A recomendação dos professores é que os estudantes façam o exame com naturalidade e deem o seu melhor. Para que isso aconteça, os docentes do Moura Lacerda têm realizado diferentes ações preparatórias – o Curso de Direito, por exemplo, aplicou três simulados nas últimas semanas. “Usamos exames do Enade anteriores, para que os alunos conheçam o formato da prova, treinem e se preparem”, explica Carolina Assed, coordenadora do curso. Além disso, foram feitas revisões, com conhecimentos e orientações úteis não apenas para o Enade, como para a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e concursos.

A aluna Aparecida Soares, que está no 10º período de Direito, fez os simulados e reconhece a importância de participar do Enade. “O exame influencia na conceituação da graduação e da instituição de ensino. Quem não quer ter o diploma de um curso bem avaliado? Isso é positivo para o aluno, pois indica que ele teve uma boa formação acadêmica, o que pode contribuir para a sua valorização no mercado de trabalho”, reflete a estudante.

Questionário do estudante e local de prova

Para se informar sobre o local onde fará a prova, o aluno deverá, primeiramente, preencher um questionário com perguntas socioeconômicas e, também, com questões ligadas à infraestrutura e às atividades complementares disponibilizadas pelo seu curso. O acesso ao questionário poderá ser feito até 22 de novembro, pelo endereço http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/. O coordenador de comunicação do Moura Lacerda lembra que, ao responder às perguntas, é fundamental que os alunos tenham o cuidado de incluir todos os recursos e atividades extracurriculares que seu curso oferece.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação.
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Maísa Oliveira (37 – 9803-1139) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: maisa.oliveira@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverboSite: www.milagredoverbo.com.br – Skype: maisa.oliveira7