Estudantes de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda têm se destacado na apresentação de trabalhos em eventos científicos realizados em Ribeirão Preto. Jéssica Faria, do 6º período, por exemplo, teve seu projeto “As contribuições do lúdico no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita” escolhido entre os dez melhores de Pedagogia apresentados no 15º Conic (Congresso Nacional de Iniciação Científica). O evento foi realizado na Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), nos dias 27 e 28 de novembro, com a participação de alunos de vários cursos de instituições de ensino de todo o país.

O trabalho da estudante foi desenvolvido sob orientação da professora Miriam dos Santos, nas disciplinas de Didática e Alfabetização e Letramento I, em 2014. O projeto resultou na produção de um livro, que objetiva estimular as áreas motora, cognitiva e afetiva das crianças – também pretende ampliar seu repertório de leituras e incentivara criação de outras histórias. A expectativa da aluna e da professora é de que, com o material, o lúdico possa ser empregado de diversas maneiras nas aulas, em benefício da aprendizagem.

V Colóquio do Cadep

Durante o V Colóquio do Cadep (Centro de Aprendizagem da Docência dos Egressos de Pedagogia), realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, na USP (Universidade de São Paulo), campus de Ribeirão Preto, Jéssica Faria também apresentou seu trabalho – além dela outras alunas, Jaqueline Fontes e Patrícia Fernandes, concluintes do Curso de Pedagogia do Moura Lacerda, participaram. As duas apresentaram um relato de experiência sobre o uso de jogos e brincadeiras na alfabetização, como recurso pedagógico. O projeto foi orientado pela professora Miriam dos Santos e desenvolvido em 2014.

Para a docente, é fundamental que as estudantes compartilhem os resultados de seus trabalhos em eventos científicos. “Incentivamos discussões sobre novas abordagens pedagógicas e reflexões a respeito do trabalho do dia a dia, da sala de aula. Antes da aprovação nos eventos externos, as alunas haviam apresentado seus projetos internamente, no Simpósio do Moura Lacerda, em 2014. Foi um estímulo para que elas compartilhassem seus trabalhos em outros eventos. O que elas fazem precisa ser divulgado no campo da ciência. Devemos, sempre, buscar e propor novas formas de ensinar, para conquistar as crianças, despertar seu interesse pelos conteúdos”, conclui Miriam dos Santos.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação.
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Maísa Oliveira (37 – 9803-1139) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails:maisa.oliveira@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverboSite: www.milagredoverbo.com.br – Skype: maisa.oliveira7