Em virtude das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, Marisa Heredia, professora e coordenadora da Agenda Ambiental do Moura Lacerda, produziu um artigo sobre a importância da preservação desse recurso natural e sobre os esforços da instituição de ensino na conscientização da sociedade. A especialista, que também é bióloga e limnóloga (especialista em água doce), representa o Centro Universitário no CBH-Pardo (Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pardo). Segue abaixo:

 

O Dia Mundial da Água tem como objetivo proporcionar discussões e reflexões que permitam ações de melhoria da qualidade e quantidade dos recursos hídricos no mundo. Para 2017, a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu o tema “Água Residual”, que é a resultante do descarte das atividades humanas, cujas características naturais são alteradas, seja pelo uso doméstico, comercial, industrial ou agrícola. A devolução dessas águas ao meio ambiente deveria prever o seu devido tratamento, voltando próximo as suas condições naturais e mesmo para poder ser reutilizada. Mas não é isso o que geralmente acontece.

Além de acarretar a queda da qualidade da água dos rios, o comprometimento da fauna e flora, da pesca, da navegação, da geração de energia e da saúde da população humana é evidente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima, anualmente, a morte de 1,7 milhão de crianças com menos de cinco anos causadas por fatores ambientais como poluição, falta de saneamento e uso de água imprópria para consumo. No Brasil, a situação não é exemplar, falta muito para avançar na questão do saneamento básico.

A gestão dos recursos hídricos no Brasil, hoje, se faz através da atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, nos quais o Poder Público e a sociedade civil, organizada por seus diversos segmentos, constituem tais Comitês, e que vêm obtendo resultados significantes em atendimento aos Planos de Bacia. Com o entendimento da importância da participação da sociedade civil nas decisões, o Centro Universitário Moura Lacerda, há anos, é membro atuante do CBH-Pardo (Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pardo) fazendo parte, inclusive, da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão Ambiental, bem como da Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental, exercendo esforço no sentido de apoiar iniciativas que proporcionem conhecimento e ampliem a consciência sobre o uso dos recursos hídricos.

 

Marisa Heredia é coordenadora da Agenda

Ambiental do Centro Universitário Moura Lacerda