O desfecho da Campanha “Pró-livro”, realizada pelo Curso de Letras do Centro Universitário Moura Lacerda durante o Trote Solidário, aconteceu no dia 8 de abril, com a doação dos 308 livros de literatura infanto-juvenil arrecadados pelos calouros. A biblioteca Machado de Assis, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Prof. Paulo Freire”, que funciona no bairro Heitor Rigon, Região Norte de Ribeirão Preto, foi a instituição beneficiada. Um grupo de alunos do 1º período, acompanhados da coordenadora do curso, Naide Iucif, realizou a entrega.

Ao chegarem à escola, os universitários foram recepcionados por alunos dos 9º Anos e pelo diretor Antônio Sérgio Ferreira, que também é docente da graduação no Moura Lacerda. A turma conheceu a estrutura da unidade educacional e formalizou a entrega na biblioteca. “Hoje é um dia de alegria, tanto pela visita quanto pelo recebimento das doações. Os livros farão parte do nosso acervo e estarão disponíveis para todos lerem. Vale ressaltar, ainda, a importância de ações como essa, na qual o Curso de Letras desempenhou seu verdadeiro papel de educador e fomentador da leitura”, ressaltou Ferreira.

Naide lembrou que a visita à escola é uma forma de os alunos conhecerem seu futuro local de trabalho. “Daqui há alguns anos, eles serão os professores. O contato com a realidade de uma instituição de ensino agregará ainda mais conhecimento à vida acadêmica de cada um”, afirmou. A coordenadora também lembrou o significado do Trote Solidário. “Felizmente, o Moura Lacerda não possui episódios de trotes violentos e preza muito por ações sociais como essa, que auxiliam na formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes”, concluiu.

Incentivo para o futuro

A visita foi ainda mais especial para a caloura Rebeca Barbosa, que é ex-aluna da Emef “Prof. Paulo Freire”. Emocionada com a oportunidade de voltar à escola na qual frequentou o Ensino Fundamental, concluído em 2012, a estudante falou sobre sua opção pelo Curso de Letras. “Aqui tive professores que me marcaram muito e sempre me proporcionaram ótimos momentos. Meu desejo, agora, é despertar nos meus futuros alunos o que foi despertado em mim, que é o estímulo da busca pelo saber”, disse.

João Batista, também ingressante na graduação, destacou a importância da leitura em qualquer fase da vida. “Sempre digo que o verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê. O saber é muito importante e só vem a somar na nossa vida. Meu conselho para essas crianças é que jamais abandonem os estudos, pois eles fazem a diferença no futuro”, salientou. Ingrid Santana, aluna do 9º Ano da escola municipal, disse estar feliz com a doação dos livros, que incrementarão ainda mais o acervo da biblioteca. “Além disso, a presença deles nos incentiva a continuar nossa jornada acadêmica. Eles são um exemplo a ser seguido”, finalizou.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.