A Ourofino Saúde Animal, empresa do município de Cravinhos especializada em sanidade animal, fabricante de produtos veterinários, abriu suas portas para um grupo de onze alunos do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Moura Lacerda. Acompanhados do coordenador da graduação, José Aurélio Resende, os estudantes participaram do Programa de Visitas da indústria e conheceram a estrutura interna e externa da sede e os processos de produção. A atividade aconteceu no dia 7 de maio.

Em todo o trajeto, os visitantes foram guiados por Emanuelle Campanilli, da área de Comunicação e Relacionamento da Ourofino. Logo no início, ela apresentou a vitrine de produtos fabricados pela empresa e, em seguida, os laboratórios, áreas de produção, setores de rotulagem, embalagem e acabamento dos produtos e o estúdio de TV. Munidos de aventais, toucas e máscaras, necessários para a circulação na área interna da fábrica, os alunos puderam visualizar todos os processos industriais por meio de amplas janelas localizadas nos corredores, sem interferir na segurança e higiene, tanto dos produtos e funcionários, como dos estudantes.

Impressões

Isabella Dias, do 1º período, ficou admirada com o rigoroso sistema de controle de qualidade em todas as etapas de fabricação. “Também gostei de ver a preocupação que eles têm com o meio ambiente e o respeito e valorização para com os funcionários. Como ingressante no curso, pude ter uma visão melhor sobre o papel de um Engenheiro de Produção dentro de uma empresa”, afirmou. Bárbara Demiglio, do 9º período, também ressaltou a importância de ver os conceitos estudados aplicados na prática. “Tivemos a oportunidade de ver o funcionamento do PCP (Planejamento e Controle da Produção), por exemplo, e isso acrescentou ainda mais no nosso currículo”, destacou.

“É uma grande satisfação poder executar esse trabalho, pois, por meio dele, temos a possibilidade de mostrar o dia a dia da empresa e o cuidado para que nossas soluções cheguem com qualidade ao mercado. Sempre digo que vivemos um grande ciclo. Por exemplo, esses alunos são futuros profissionais e, em algum momento, poderão fazer parte do nosso time”, afirmou Emanuelle. O Programa de Visitas da Ourofino recebe, atualmente, cerca de 250 pessoas por mês, entre clientes, revendas, médicos veterinários, produtores rurais e estudantes.

 

Visitas técnicas

Além da Ourofino, os alunos de Engenharia de Produção também tiveram a oportunidade de conhecer, no dia 13 de abril, a fábrica da Volkswagen no Brasil, situada em São Carlos – uma das três maiores produtoras de motores do Grupo Volkswagen no mundo. Para Renato Dias Teixeira, do 1º período, a visita “foi uma experiência única”. “Como é uma empresa internacional, ficamos ainda mais fascinados com tudo o que nos apresentaram”, salientou.

O coordenador José Aurélio Resende ressaltou os benefícios que as visitas técnicas trazem aos alunos. “Sempre buscamos formas de vincular os conhecimentos teóricos aos práticos. Elas visam ao encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla e o contato com o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento. A Ourofino e a Volkswagen, que são ótimas referências nas práticas empresariais, contribuíram muito para esse exercício”, concluiu.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.