Os cursos Tecnológicos em Gestão Comercial e Gestão de RH (Recursos Humanos) do Centro Universitário Moura Lacerda promoveram, no início de maio, um projeto interdisciplinar ligado à preservação do meio ambiente. Um grupo de alunos das graduações realizou um plantio de árvores no bairro Quintino Facci II, Região Norte de Ribeirão Preto. Foram plantadas, no total, dez mudas. De acordo com o professor Antonio Fernandes, coordenador da proposta, um dos objetivos da atividade foi desenvolver a metodologia da Pesquisa-Ação, que articula a produção de conhecimentos, a ação educativa e a participação dos envolvidos.

“Também pretendemos mostrar que a evolução da sociedade econômica, acentuada notadamente a partir da revolução industrial, fez com que o homem degradasse os recursos naturais, provocando diversas consequências. Esses danos colocam em risco a sua própria sobrevivência – por isso, é preciso repensar nos padrões e na produção de bens e serviços de consumo”, diz Fernandes. Ainda segundo o professor, a Educação Ambiental desenvolve a percepção do homem em relação ao ambiente em que vive. “Esse ensino deve ter início em nossos primeiros anos, dentro do lar. A continuidade se realiza na escola, fazendo parte do cotidiano das crianças, e segue por todas as fases da vida – faculdade e carreira”, conclui.

Prazer em participar

Ygor Pereira, estudante do Curso de Gestão de RH, conta que a ideia de arborizar um lugar da cidade de Ribeirão Preto veio do grupo, mas a equipe não sabia por onde começar. “O professor Fernandes foi de muita importância para que a iniciativa saísse do papel. Também parabenizo o Moura Lacerda por ter nos proporcionado esse momento”, ressalta. Francine Renata Archangelo, também aluna do curso, diz que o plantio das mudas trouxe a ela uma sensação de paz. “Nunca imaginei que dar vida ao mundo era tão especial. Posso dizer que foi uma experiência incrível e uma obra que não devemos deixar morrer”, afirma.

Para Isabela Neves, aluna de Gestão Comercial, o projeto de arborização proporcionou a ela e a todos os participantes o prazer de vivenciar o contato com a terra e a sensação incrível de plantar uma árvore. “Sabemos que preservar e conscientizar as pessoas a cuidar do mundo vem sendo um grande desafio. Por isso, devemos ao menos tentar cuidar do que nos resta, porque ‘plantar é viver’”, finaliza.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.