O tema escolhido para a 27ª edição da Semana de Letras do Centro Universitário Moura Lacerda fez sucesso entre os participantes. O evento, que abordou a “Análise do Discurso”, realizou, ao todo, quatro palestras com especialistas da área. Eles falaram sobre gestos de interpretações, as heterogeneidades do dizer na literatura e na educação, a questão social nas falas do Padre Marcelo Rossi e as distintas formas de uso da Língua Portuguesa no Brasil, Angola e Moçambique. Para João Batista, aluno do 1º período, as apresentações foram envolventes. “Vivemos em um país miscigenado, onde há povos que ainda sofrem muitos preconceitos. Achei interessante a possibilidade de discutir essa diversidade de línguas, pois cria-se um respeito com as diferentes culturas”, afirma.

Naide Iucif, coordenadora do Curso de Letras, comemorou os resultados e disse que o evento alcançou seu principal objetivo, que era o de oferecer aos alunos novos conhecimentos. “Sabemos como a troca de informações é importante para a formação acadêmica e também para a evolução pessoal e profissional de um estudante. Tivemos palestrantes com bagagens acadêmicas excelentes, que promoveram diálogos e reflexões enriquecedores”, finalizou. As atividades aconteceram de 16 a 19 de maio, no Auditório Ilka de Moura Lacerda (Unidade I/Sede).


África em pauta

A professora doutora Sabrina Balsalobre, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Araraquara, trouxe para a Semana de Letras um de seus assuntos de pesquisa: “Os tratamentos nominais do português brasileiro, moçambicano e angolano: observando relações de poder”. Segundo ela, estudar África é uma discussão não só acadêmica ou cientifica – é, também, permitir uma vivência dessa cultura. “Para mim, é fundamental a ideia de criar uma militância. Faço questão de tratar esse assunto como um forma de divulgar os costumes e as tradições de lá. Falar com pessoas que serão multiplicadores, ou seja, futuros professores, dá muito mais prazer”, ressaltou.

Enio Soares, docente da FCLRP (Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto), ligada à USP (Universidade de São Paulo), ficou contente com a recepção durante a palestra. “Percebi que todos os alunos tiveram bastante envolvimento com o tema e deram exemplos cotidianos de como significado e significante são elementos relevantes em todo o processo”, disse. É o caso de Graziela Figueiredo, aluna do 7º período, que destacou a apresentação do professor como uma das mais aguardadas. “Meu objetivo, após a conclusão do curso, é especializar-me em literatura africana de expressão portuguesa. A palestra de Ênio foi interessante porque, por meio da análise do discurso e do universo de possibilidades que ela proporciona, nosso interesse pela pesquisa acadêmica ganhou força e percebemos a importância do significado das palavras em qualquer mensagem transmitida”, concluiu.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.