Alunos do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda criaram uma nova marca e uma campanha para buscar apoio voluntário e doações para a Acerp (Associação dos Cegos de Ribeirão Preto), popularmente conhecida como Lar dos Cegos. As ações integram o Projeto de Extensão “Publicitários Solidários”, um programa que incentiva o trabalho voluntário dos estudantes para entidades que necessitem de apoio na área na qual eles estão se formando.

Os trabalhos de planejamento, pesquisa, briefing, criação e apresentação da marca e da campanha ficaram a cargo da agência experimental BUZZ Comunicação, formada pelos alunos Ricardo Cefalli, Talena Abgail, Guilherme Lacerda, Matheus Vinícius, Luiz Henrique Pelllicioli e Jader Silva. Eles foram supervisionados pelas professoras Carmen Justo, coordenadora da graduação, e Raquel Lovatti.

A BUZZ Comunicação representou, na nova marca, a palavra “Lar” por meio de pontos, mesmo que em baixo relevo, como no Braille, sistema de escrita usado por deficientes visuais. A palavra tem, graficamente, o formato de uma casa. Isso fez com que houvesse uma aproximação direta com o público alvo. A intenção principal foi dar força e trazer de volta à entidade o conceito de casa, de aconchego e acolhimento, o que não estava nem explícito e nem implícito na antiga logomarca. Além disso, a campanha também buscou reposicionar a associação assistencial na cidade, a fim de tornar seu trabalho mais conhecido e, com essa estratégia de Marketing, aumentar a captação de recursos, voluntários e doadores para a manutenção do local.

Vocação filantrópica

Foram, no total, quatro meses para a concepção do trabalho. Luiz Henrique Pellicciolo, do 8º período, destacou que esse tipo de ação social é importante para eles desenvolverem tudo o que aprenderam durante os anos de graduação. “As pessoas acham que, geralmente, só se doa tempo e dinheiro, mas, nesse caso específico, oferecemos nosso conhecimento em Comunicação para trazer mais pessoas que possam ajudar o lar e para tornar sua identidade visual mais moderna”, afirmou.

A iniciativa de atuar para o Lar dos Cegos surgiu de um pedido de apoio de Antônio Fernandes, professor no Centro Universitário e presidente da entidade. “Unir criatividade e solidariedade em um mesmo trabalho, executado com tanto profissionalismo e carinho pelos estudantes, foi uma oportunidade para incentivar ainda mais a vocação filantrópica do Moura Lacerda. Os projetos ficaram muito bonitos e atenderam, integralmente, às expectativas da associação”, salientou.

Acerp

A Associação dos Cegos de Ribeirão Preto/Lar dos Cegos, criada em 1952, está localizada na rua Lafaiete, 897, no Centro de Ribeirão Preto. Ela atende 13 pessoas portadoras de deficiência visual completa ou parcial. Destas, nove estão em regime de acolhimento integral, ou seja, moram no local. A Acerp tem como funções, entre outras, manter um espaço de residência para cegos de baixa renda, promover a instrução do deficiente, preparar e incentivar para o mercado de trabalho, dar atendimento e prevenção, encaminhando para serviços médicos e fazendo o possível para que a cegueira não se torne definitiva naquelas pessoas que apresentem alguma possibilidade de recuperação.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Gabriela Moreira (16 – 9-9327-9316) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: gabriela.moreira@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: uelinton.c