O ritmo acelerado de crescimento das cidades e a consolidação do modo de vida urbano são fatores que contribuem para que as pessoas se afastem, cada vez mais, da natureza e de seus benefícios. Um dos desafios da arquitetura contemporânea é o de conseguir associar o desenvolvimento social ao convívio ambiental. A Arquitetura da Paisagem ou Arquitetura Paisagística, conceito mais atualizado do termo paisagismo, tornou-se uma alternativa para promover a reaproximação entre essas variáveis. Esta abordagem técnica também colabora para a reversão da alarmante crise ambiental vivida atualmente.

De acordo com a arquiteta e urbanista Marcela Cury Petenusci, a Arquitetura da Paisagem consiste em modificar a paisagem urbana, integrando, de maneira harmoniosa, áreas verdes, praças, parques e outros espaços livres, considerando-se os aspectos funcionais, estéticos e ambientais. “A qualificação desses ambientes livres é importante para a melhoria da qualidade de vida em áreas de aglomeração urbana. A urbanização representa o crescimento das cidades, com a construção de casas e edifícios, ruas, saneamento, entre outros. Contudo, tudo isso deve ser realizado a partir de um processo de planejamento adequado que amenize os passivos ambientais”, diz.

Formação profissional

De acordo com Marcela, apesar da tendência de crescimento de demandas no segmento, o mercado de trabalho ainda carece de profissionais devidamente preparados. “Muitos arquitetos, por exemplo, não possuem formação suficiente para desempenhar funções mais complexas na área de Arquitetura Paisagística. No entanto, a busca por uma formação complementar é um grande diferencial para profissionais que procuram se destacar, pois este processo de capacitação enriquece e desenvolve habilidades, além de complementar o currículo”, diz.

Em 2016, o Centro Universitário Moura Lacerda inseriu em sua grade de pós-graduações o Curso de Arquitetura da Paisagem, para os interessados em aprofundar seus conhecimentos na gestão da paisagem urbana. Segundo Marcela, que atua como coordenadora do curso, a especialização é um aperfeiçoamento técnico-científico de alunos provenientes das graduações em Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Biologia.

“A capacitação é oferecida no método Lato Sensu e dirigida a profissionais que desejam se atualizar e ampliar sua formação. O especialista será capaz de atuar em diversas modalidades do segmento paisagístico nos âmbitos público e privado, com domínio em projeto e planejamento das paisagens interurbanas e intraurbanas, em suas diversas escalas, respeitando-se as atribuições profissionais”, afirma Marcela. Mais informações poderão ser encontradas no site do Moura Lacerda (www.portalmouralacerda.com.br).

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa.