Proporcionar prática esportiva para jovens das camadas sociais menos favorecidas de Ribeirão Preto é o objetivo do projeto “Correndo para o Futuro”, desenvolvido pelo Curso de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda. A instituição de ensino conta com uma das estruturas oficiais na cidade para a prática do Atletismo, localizada em sua Unidade II – Campus Universitário, situado na avenida Oscar de Moura Lacerda, 1.520, no Jardim Independência. O projeto foi apresentado ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, em congresso na cidade de São Paulo, no último mês.

         “O atletismo é referencial esportivo em todo mundo, diretamente associado à imagem da saúde, do bem estar, da autodisciplina e da competitividade salutar, características fundamentais na formação do ser humano. O atletismo tem grande representatividade em todos os países, independente da cultura esportiva predominante. O projeto visa dar oportunidade para 300 crianças carentes, não só no que se refere à prática da atividade física, mas também como instrumento de inserção social das mesmas”, afirma o professor Oswaldo Luís Milani, do Moura Lacerda, um dos idealizadores do projeto.

       O “Correndo para o Futuro” terá três etapas – seleção de talentos, formação do atleta e formação do cidadão. Inicialmente, Ribeirão Preto será setorizada entre os treinadores que participam do programa. Em conjunto com professores de Educação Física das escolas participantes, cada treinador aplicará testes que avaliem as aptidões do atleta. Os alunos entre 7 e 14 anos que estiverem aptos participarão do projeto.

Treinamento

        Até alcançarem a idade de competição, 14 anos, os alunos serão treinados de forma lúdica. Serão duas aulas por semana, de 1h30 cada. Com 14 anos eles são submetidos a um treinamento mais específico, passando a integrar o Grupo de Transição e, depois, a Equipe de Alto Rendimento. Os estudantes terão acompanhamento escolar feito por professores e técnicos responsáveis, com prêmios para os que se destacarem nos estudos e nas competições. As escolas fornecerão cópias dos boletins escolares aos treinadores.

      Os alunos terão acompanhamento médico-odontológico, trabalho de esclarecimento com visitas periódicas de especialistas em educação especial (sexo, higiene, alimentação, drogas e violência), manutenção de padrões de treinamento que respeitem a faixa etária do atleta, passeios e visitas culturais constantes – museus, passeios ecológicos e a parques de diversões. Os atletas que tiverem maior frequência no projeto serão beneficiados com as vagas nos passeios. Haverá, também, entrega de presentes e festas em datas especiais, como aniversário, dia das crianças, Natal e Páscoa.

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